Faculdade Metropolitana
Entenda o que é o serviço social

Entenda o que é o serviço social

O serviço social é uma carreira que demanda comprometimento e muito estudo, incluindo curso de pós-graduação, cursos de extensão e de aperfeiçoamento. Saiba mais sobre a profissão e veja como se qualificar.

O que é serviço social

>> Curso Online de Introdução ao Serviço Social

O serviço social diz respeito ao planejamento, aplicação e acompanhamento de projetos sociais que tenham o objetivo de solucionar questões que sejam desfavoráveis para determinados grupos sociais.

Tais questões podem se relacionar a diversos fatores, como: saúde, educação, ambiente escolar, alimentação, ambiente doméstico, comunidade, ambiente penitenciário, entre tantos outros que possam afetar crianças, jovens e adultos.

O que faz o assistente social

>> Curso Online de Estratégicas e Técnicas de Serviço Social – 200 horas

O assistente social é o profissional formado em serviço social. Ele atua amparando pessoas em situações de vulnerabilidade, que não tenham acesso aos direitos da cidadania, oferecendo ajuda para resolver problemas que tenham ligação com emprego, saúde, educação, habitação, e outros âmbitos. Como o próprio nome sugere, a profissão é de cunho assistencial, humanitário.

O profissional faz uso de conceitos e técnicas aprendidas em cursos de serviço social (o que inclui cursos de pós-graduação, extensão e aperfeiçoamento), aplicando conceitos de Ciências Humanas e Sociais em sua rotina. Entre as diversas habilidades de um assistente social, é possível citar:

  • Acompanhar movimentos sociais;
  • Atuar na carreira acadêmica, realizando pesquisas, orientações ou dando aulas de disciplinas ligadas às Ciências Humanas;
  • Realizar pareceres e relatórios sobre determinada condição social;
  • Encontrar recursos e buscar meios de proporcionar o acesso a eles por parte da comunidade;
  • Planejar, elaborar e executar programas, planos e projetos sociais;
  • Prestar consultoria de assistência social e humanitária a instituições públicas e privadas;
  • Propor medidas e políticas sociais reparadoras;
  • Atuar em estudos e pesquisas para avaliar determinadas realidades sociais;
  • Trabalhar na orientação de um indivíduo ou de grupos.

Campo de atuação

O assistente social tem um amplo campo de atuação, podendo trabalhar em órgãos públicos, empresas privadas e Organizações Não Governamentais (ONGs), acompanhando indivíduos que precisem de ajuda, fornecendo assistência para evitar que essas pessoas fiquem em situação de risco, sem recursos financeiros ou acometidas por doenças.

Quais devem ser as características de quem quer ser assistente social

O assistente social tem que lidar com diversas questões delicadas, por isso, deve ter sempre a sensibilidade de enxergar com clareza os problemas sociais que atingem o país por meio de uma visão crítica da sociedade, além de exercitar as habilidades de desenvolver projetos em prol do acesso à cidadania.

Encontre curso de pós-graduação em serviço social pela internet

A qualificação do assistente social é crucial para que ele consiga desenvolver as habilidades necessárias e atuar com excelência na função, oferecendo o melhor serviço à população necessitada. Por meio de curso de pós-graduação, cursos de extensão e de aperfeiçoamento online, o profissional pode estudar sem ter que sair de casa.

O Estude Sem Fronteiras é um portal que oferece mais de 1.000 cursos, incluindo cursos de serviço social, e tudo totalmente online, para que o profissional possa se qualificar estando em qualquer lugar do Brasil. Alguns dos cursos oferecidos são:

  • Introdução ao Serviço Social;
  • Fundamentos Histórico e Teórico Metodológicos do Serviço Social;
  • Fundamentos da Pesquisa Social;
  •  Origens do Pensamento Social;
  • Políticas de Assistência Social no Brasil;
  • Política Social no Brasil;
  • Trabalho e Sociabilidade;
  • Terceiro Setor e Desenvolvimento Social.

CURSOS ONLINE EM SERVIÇO SOCIAL

CONHEÇA O ESTUDE SEM FRONTEIRAS

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de extensão online, cursos de aperfeiçoamento online, Pós-Graduação e MBA EAD

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos Online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS


Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana