Skip to main content
psicologia social

Qual o papel da psicologia social?

A psicologia social é um ramo da psicologia muito importante, que demanda bastante empenho e estudo, incluindo curso de pós-graduação e cursos de extensão e aperfeiçoamento com certificado do MEC. Acompanhe todas as informações sobre a carreira.

Conheça o curso de Psicologia Social.


A psicologia social é uma ramificação da psicologia que surgiu do fato de que todos na sociedade sofrem influências dos grupos em que estão inseridos. Uma pessoa é formada e tem suas características pautadas pelas interações com outros indivíduos.

Nesse sentido, a psicologia social estuda o comportamento de diversos grupos, levando em consideração não apenas o que é dito, mas a rede de padrões de pensamentos e atitudes que formam a percepção social dos integrantes.

A importância da psicologia social

Essa ciência é muito importante, pois tem como principal objetivo compreender as relações entre membros de grupos sociais (e, por isso, tende a se assemelhar à sociologia). Busca entender como e por que o indivíduo se comporta de determinadas formas. Importante ressaltar que a psicologia social aborda, principalmente, o aspecto individual.

As três frentes da psicologia social e como o profissional atua

A psicologia social possui três frentes principais, as quais o profissional utiliza em sua atuação. São elas:

Percepção social

Trata-se da interpretação de comportamentos individuais. Leva em consideração os sentidos e sentimentos, analisando todas essas variáveis de acordo com as crenças e valores do indivíduo.

Nesse sentido, o profissional tem consciência de que todos os seres humanos não são imparciais em seus comportamentos. Leva-se em consideração tudo o que se passa ao redor e as concepções já internalizadas.

Existe mais de uma forma de interpretação para tudo o que ocorre, e a realidade pode não ser vista da mesma forma por todos. Em outras palavras: é tudo uma questão de perspectiva.

Com relação à percepção social, é preciso analisar muito bem o contexto e a forma como ela acontece, evitando que sejam tiradas conclusões precipitadas.

Atitudes (e suas mudanças)

Toda pessoa está predisposta a agir de uma determinada forma. Geralmente, as atitudes de um indivíduo fazem com que ele se una a um determinado grupo, o que pode ser chamado de afinidade.

A psicologia social visa estudar, justamente, a mudança de atitude mediante novos conhecimentos.

Papéis sociais

O papel social pode ser visto como um comportamento pré-estabelecido e imposto a uma pessoa que ocupa uma posição.

Ou seja, o indivíduo deve agir de determinadas formas para se enquadrar em um papel social. A psicologia visa mostrar que não existem padrões de comportamento pré-definidos, e que o ser humano tem a liberdade de criá-los e modificá-los.

Psicologia social do trabalho

Importante ressaltar que a psicologia social também tem forte aplicação no âmbito laboral, possuindo o papel desenvolver habilidades e práticas que ajudem a melhorar a qualidade de vida, a saúde e a segurança do trabalhador.

Isso envolve, muitas vezes, questões de satisfação profissional, motivação, trabalho em equipe e relações interpessoais. Ou seja, a psicologia social do trabalho visa construir e aprimorar condições de trabalho.

Faça curso de pós-graduação em psicologia social a distância

É muito importante investir em curso de pós-graduação ou de extensão e aperfeiçoamento para tornar-se um profissional altamente qualificado. Pelo Estude Sem Fronteiras, é possível encontrar curso de psicologia social 100% online e acompanhar as aulas de qualquer lugar do Brasil.

O Estude Sem Fronteiras é um site que oferece mais de 1.000 cursos nas mais diversas áreas do conhecimento. Os cursos são reconhecidos pelo MEC e ficam disponíveis para o estudante por até 60 dias após o pagamento.

Navegue pelo site para conhecer o curso de psicologia social.

Veja mais: Curso de libras online | Curso de topografia | Curso de laboratório