Faculdade Metropolitana
Gestão-da-Informação

Gestão da Informação: o que é e qual é a sua importância

O profissional que trabalha com Gestão da Informação pode atuar em diferentes tipos de empresas, entidades e órgãos públicos.

Com um volume de dados cada vez maior sobre clientes, parceiros e concorrentes, tornou-se fundamental para as empresas saber analisar e organizar tais informações para maximizar o seu desempenho no mercado. Gerir esses elementos pode ser um diferencial, trazendo grandes lucros e oportunidades.

Para isso, aprofundar-se na gestão de dados é essencial para profissionais que atuam na área de sistemas e Tecnologia da Informação. Mas, o que exatamente é Gestão de Informação e qual a sua importância?

O que é Gestão da Informação?

A Gestão da Informação é um processo bastante utilizado para que empresas possam organizar e otimizar o uso de dados coletados por diferentes meios, sejam eles dados internos ou retirados de redes sociais e pesquisas de opinião. Tais informações podem ser classificadas como dados eletrônicos planilhas, por exemplo ou físicos como listas e documentos.

A partir disso, a atuação do profissional responsável pela área consiste em buscar, identificar, classificar, processar, armazenar e disseminar esses elementos, a fim de transformá-los em informações úteis para tomada de decisões e potenciais geradores de receita, bem como garantir a sua segurança.

Qual a importância da Gestão da Informação?

A partir da organização dos dados, uma empresa pode utilizar uma informação mais precisa e indicada para cada momento e situação dentro do mercado. Com isso, é possível otimizar estratégias e criar possibilidades interessantes para cada tipo de negócio.

Há quem diga que esse seja um dos principais ativos de uma companhia. Por meio do gerenciamento de informações e cruzamento de dados, novas metas podem ser traçadas e atingidas de forma mais eficiente.

Áreas de atuação

Com um leque amplo à disposição, o profissional que trabalha com Gestão da Informação pode atuar em diferentes tipos de empresas, entidades e órgãos públicos. Essa é uma profissão bem específica, mas pode ser desempenhada por alguém que tenha conhecimentos em áreas como Ciências da Informação, Matemática, Informática, Engenharias e Administração.

Além de trabalhar diretamente com tecnologia, utilizando sistemas e ferramentas para o tratamento de dados, o gestor da informação também pode compreender questões estratégicas de uma companhia.

Curso de Gestão da Informação

Com o objetivo de capacitar profissionais para atuação na área de sistemas e Tecnologia da Informação, o portal Estude Sem Fronteiras oferece o curso de Gestão da Informação. Com 40 horas de duração, o curso é destinado a profissionais de diferentes áreas, principalmente gestores de empresas de TI, além de pessoas interessadas pelo assunto.

O Estude Sem Fronteiras é um site especializado em educação a distância e promove diferentes tipos de cursos de pós-graduação, extensão e aperfeiçoamento. Certificado pelo Ministério da Educação, o portal, que pertence à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, atende alunos de dentro e fora do Brasil.

Alessandro Viola Pizzoleto

Doutor em Engenharia de Software pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, com pesquisas na área de Teste de Software com ênfase em Teste de Mutação. Mestre em Engenharia de Software pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, com projeto voltado a Ontologia Empresarial e o Modelo de Qualidade de Software Brasileiro (MPS.br), e a criação de uma metodologia para execução de Testes de Usabilidades em Ontologias Empresariais. Especialista em Desenvolvimento de Software para Web pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tecnólogo em Processamento de Dados pela Associação Educacional Superior de Araçatuba - AESA. Experiência em diversas áreas da computação: análise, desenvolvimento, testes, implantação, gerenciamento de equipes e projetos e em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD). Professor na FATECE e Coordenador e Professor na FAMEESP.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana