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Imagem de uma mão interagindo com um teclado de laptop, com códigos e pastas de programação projetados sobre a tela.

O que é e como funciona Algoritmo e Lógica de Programação?

A cada dia, cresce o número de pessoas interessadas em aprender sobre algoritmos e programação

Esse interesse se justifica pelo fato de serem temas centrais em áreas tecnológicas em expansão, proporcionando diversas oportunidades para quem domina esses conceitos. 

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Os computadores, por sua natureza, não conseguem compreender comandos vagos ou subjetivos, tornando algoritmos e programação elementos indispensáveis para o desenvolvimento tecnológico.

A lógica de programação pode ser entendida como um conjunto de conceitos e regras que norteiam a execução de um algoritmo. 

Já o algoritmo é uma sequência ordenada de passos ou instruções lógicas, semelhante a uma “receita”, que indica as ações necessárias para resolver um problema ou alcançar um objetivo específico.

Esses conceitos são essenciais para desenvolver o raciocínio lógico, que é fundamental para trabalhar com tecnologia. Mas como começar a aprender lógica de programação? 

A seguir, explicaremos o que são algoritmos e lógica de programação, além de oferecer algumas dicas de como iniciar nesse universo tão importante.

>> Leia também: As 10 principais áreas para investir em uma carreira na área de Tecnologia

O que são algoritmos?

Algoritmos são frequentemente comparados a uma receita de culinária — e essa analogia é muito útil para entender o conceito. 

Eles representam um conjunto de instruções claras, objetivas e sequenciais que orientam a execução de tarefas específicas, permitindo que o computador realize operações de forma precisa, sem ambiguidades.

Por exemplo, um algoritmo pode ser usado para calcular a área de um círculo. Nesse caso, ele recebe o valor do raio como entrada, realiza cálculos específicos (como multiplicar o raio por π e, depois, o resultado por ele mesmo), e fornece a área como saída. Essa série de instruções precisa ser seguida à risca para que o resultado seja correto.

Assim, os algoritmos são descritos como passos ou sequências lógicas que ditam o que o computador deve fazer para alcançar determinado resultado, tornando-se uma parte vital de qualquer programa ou rotina computacional.

Como funciona a lógica de programação?

lógica de programação é o conjunto de regras que estabelece a maneira correta de estruturar um algoritmo. Ela define os fundamentos sobre os quais os códigos serão escritos, lidos, interpretados e executados pelo computador. 

Uma lógica bem estruturada é essencial para desenvolver habilidades em linguagens de programação, como C, JavaScript e Python, entre outras.

lógica de programação também envolve conceitos mais avançados, como estruturas de dados (listas, pilhas, filas), recursão (quando uma função chama a si mesma para resolver um problema) e a programação orientada a objetos (uma abordagem que organiza o código em torno de “objetos” que interagem entre si).

Uma mulher com óculos está trabalhando em um computador, cercada por códigos de programação projetados na tela.

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Conceitos avançados de lógica de programação:

Ao aprofundar-se no estudo da lógica de programação, é fundamental conhecer alguns conceitos avançados que são essenciais para o desenvolvimento de programas mais sofisticados e eficientes. 

Entre esses conceitos, destacam-se as estruturas de dados, a recursividade e a programação orientada a objetos, que são pilares para quem deseja evoluir na carreira de desenvolvedor.

Estruturas de dados: 

Estruturas de dados são formas específicas de organizar e armazenar dados em um computador de modo que eles possam ser usados de maneira eficiente. 

Existem diversos tipos de estruturas de dados, cada uma com suas características e usos particulares. Dentre as mais comuns, podemos citar:

  1. Listas: As listas representam uma coleção ordenada de elementos, onde todos pertencem ao mesmo tipo. Imagine uma lista como uma sequência linear, onde cada elemento tem uma posição específica, começando do primeiro e seguindo até o último. Isso facilita a busca, inserção e remoção de elementos em qualquer ponto da estrutura.
  2. Pilhas: A pilha é uma estrutura de dados que segue a lógica “LIFO” (Last In, First Out), ou seja, o último elemento a ser inserido é o primeiro a ser removido. Pense na pilha como uma pilha de pratos em um restaurante: o último prato adicionado ao topo é o primeiro a ser retirado. Assim, na pilha, todas as operações de inserção (push) e remoção (pop) ocorrem apenas no topo da estrutura.
  3. Filas: Diferente das pilhas, as filas operam sob a regra “FIFO” (First In, First Out), ou seja, o primeiro elemento que entra é o primeiro a sair. Visualize uma fila como uma fila de pessoas no supermercado: a primeira pessoa que entra na fila é a primeira a ser atendida. Nas filas, a inserção de novos elementos ocorre no final, enquanto a remoção acontece no início.

>> Para saber mais: Por que fazer um curso de Pós-Graduação em Banco de Dados?

Recursividade: 

A recursão é uma técnica de programação em que uma função é definida em termos de si mesma. Em outras palavras, é um processo em que uma função faz chamadas para si própria como parte de sua execução. 

A recursão é especialmente útil para resolver problemas que podem ser divididos em subproblemas menores e similares ao problema original, como na ordenação de dados ou na construção de estruturas de dados complexas. 

Por exemplo, a famosa sequência de Fibonacci é frequentemente calculada de forma recursiva, pois cada número da sequência depende dos dois números anteriores.

Programação orientada a objetos (POO): 

A programação orientada a objetos é um paradigma de programação que organiza o código em torno de “objetos”, que são instâncias de “classes”. 

Cada objeto é uma entidade que combina dados (atributos) e funcionalidades (métodos) em um único bloco de construção, o que facilita o desenvolvimento, manutenção e escalabilidade do software. 

A POO é baseada em conceitos como herança (reutilização de código), polimorfismo (métodos que podem assumir diferentes formas), encapsulamento (proteção de dados) e abstração (simplificação da complexidade). 

Essa abordagem é amplamente usada em linguagens como Java, C++, Python, e outras, permitindo que os desenvolvedores criem sistemas complexos de forma modular e eficiente.

Os conceitos avançados de lógica de programação são essenciais para construir soluções robustas, escaláveis e que atendam a requisitos específicos de desempenho e eficiência. Dominar essas ferramentas permite ao programador desenvolver softwares mais eficazes e inovadores, capazes de resolver problemas cada vez mais complexos.

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Tela de computador exibindo código de programação em um editor de texto com destaque de sintaxe.

Como começar a estudar lógica de programação?

Aprender lógica de programação pode parecer um desafio inicial, mas com algumas orientações, o processo pode se tornar mais simples e prazeroso. Veja alguns passos para começar:

  1. Aprenda sobre algoritmos: Compreender como criar e interpretar algoritmos é um dos primeiros passos na jornada da lógica de programação. Como mencionado, um algoritmo é como uma receita que orienta o que deve ser feito e em qual sequência, semelhante a seguir uma receita de bolo onde cada passo é essencial para o resultado final.
  2. Escolha uma linguagem de programação: Existem muitas linguagens de programação, cada uma com seus próprios propósitos e aplicações. Comece escolhendo uma linguagem que se alinhe aos seus objetivos, como C, Python ou Java, e dedique-se a dominá-la antes de explorar outras.
  3. Invista em sua carreira: Fazer um curso online é a maneira mais prática e eficiente de começar. Com flexibilidade de horários e acesso a conteúdos atualizados, você pode estudar de qualquer lugar e no seu ritmo. Investir em um curso online é o primeiro passo para desenvolver habilidades que são altamente valorizadas e construir uma carreira de sucesso na área de programação. 

O estudo de algoritmos e programação é essencial para qualquer pessoa que deseja entender e trabalhar com tecnologia. Esses conceitos ajudam a desenvolver a capacidade de raciocínio lógico, necessária para criar processos eficazes e eficientes em computadores, além de preparar o terreno para o aprendizado de linguagens de programação e outras habilidades técnicas.

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Alessandro Viola Pizzoleto

Doutor em Engenharia de Software pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, com pesquisas na área de Teste de Software com ênfase em Teste de Mutação. Mestre em Engenharia de Software pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, com projeto voltado a Ontologia Empresarial e o Modelo de Qualidade de Software Brasileiro (MPS.br), e a criação de uma metodologia para execução de Testes de Usabilidades em Ontologias Empresariais. Especialista em Desenvolvimento de Software para Web pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tecnólogo em Processamento de Dados pela Associação Educacional Superior de Araçatuba - AESA. Experiência em diversas áreas da computação: análise, desenvolvimento, testes, implantação, gerenciamento de equipes e projetos e em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD). Professor na FATECE e Coordenador e Professor na FAMEESP.

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