Faculdade Metropolitana

Principais regras das provas de títulos em concurso público

Muitas pessoas que buscam uma carreira sólida e estável estão se dedicando a prestar concursos públicos. Em alguns, conforme edital específico, há prova de títulos, que consiste em uma análise curricular documentada. Isto é, além do currículo do candidato passar por avaliação, ainda é preciso apresentar documentos e certificados comprobatórios das informações.

Mas muitos ainda têm dúvidas sobre as regras das provas de títulos. Veja, abaixo, tudo o que você precisa saber!

Prova de títulos: principais regras

Não há uma regra que valha para todos os concursos, pois cada um possui um edital diferente. Nele, há todas as informações sobre a prova de títulos, incluindo uma tabela na qual constam todos os itens a serem avaliados no currículo do candidato, bem como a pontuação atribuída.

A tabela costuma aparecer como anexo no edital e ela deve ser lida, preenchida pelo candidato e devidamente documentada. Assim, o candidato deve comprovar, por meio de certificados, tudo o que declarou na tabela. É importante estar ciente de que essa tabela é diferente de concurso para concurso. Então, em cada prova de títulos, é necessário organizar os certificados novamente.

Algumas outras especificações importantes das provas de títulos são:

  • Há um cronograma de prazos da prova de títulos;
  • Geralmente, a prova ocorre depois das provas específicas;
  • O edital especifica de que forma a documentação comprobatória deve ocorrer (por correio, presencialmente, por e-mail ou via sistema da instituição);
  • No edital, também consta a forma como os documentos devem ser apresentados (originais, com cópia simples ou cópia autenticada).

Quais concursos têm a prova de títulos?

Como não há obrigatoriedade na prova de títulos, não é todo concurso que realiza essa etapa específica. A prova de títulos costuma ser comum em concursos para professores, médicos e magistratura. Porém, alguns outros têm a adotado como forma de avaliação extra.

Alguns concursos que realizam a prova de títulos são:

  • Concurso Ministério Público Militar (cargo de promotor);
  • Concurso Polícia Civil (cargos de delegado, investigador, escrivão e papiloscopista);
  • Concurso Senado Federal (cargo de consultor legislativo).

Quando acontece a prova?

O período em que ocorre a prova de títulos é previsto em edital, especificando a data em que a documentação deve ser entregue, quando a banca realizará a avaliação e quando o resultado será divulgado. Geralmente, essa prova ocorre depois das provas objetivas, discursivas e práticas, mas não é regra.

Posso ser eliminado na prova de títulos?

Não. A prova de títulos é classificatória, não eliminatória. Isso quer dizer que a nota é usada para fins de classificação final do candidato, mas não o elimina caso tenha uma nota negativa. No entanto, como a nota da prova de títulos compõe a nota final, ela faz toda diferença na hora do resultado.

Por isso, é importante estar atento aos títulos exigidos e tentar realizar a preparação para o concurso fazendo cursos online ou presenciais que emitam certificados reconhecidos pelo MEC.

Títulos exigidos

Os títulos variam de acordo com o edital e o concurso. Mas, no geral, podemos dividi-los em nível superior e médio.

Prova de títulos em nível superior

Na prova de títulos de nível superior, além do candidato comprovar que tem graduação, ele pode ganhar pontos extras com outros títulos, como os de mestrado, doutorado, especialização e MBA. 

Além disso, ainda pode contar ponto:

  • Experiência profissional;
  • Publicação de artigos;
  • Participação em congressos;
  • Participação como membro de banca;
  • Orientação de pesquisas.

Prova de títulos em nível médio

Já em nível médio, a exigência na prova de títulos é geralmente associada à experiência profissional na área da vaga.

Cursos online para prova de títulos

Os cursos online têm se mostrado aliados daqueles que estão em busca de uma vaga no setor público, já que oferecem a mesma certificação que os cursos presenciais, mas com flexibilidade de horário. Então, para quem está atento às regras da prova de títulos, ir em busca de mais certificados é muito importante.

O Estude Sem Fronteiras atende os mais diversos públicos com cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação. Além disso, esse portal de educação é o único que emite certificado por uma instituição com nota máxima no MEC.

Navegue pelo site e confira todos os cursos!

Cristiana Maria di Primio Gonçalves

Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo. Especializada em Gestão Estratégica Empresarial e em Consultoria de Recursos Humanos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH. Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Reconhecida e premiada na área de Gestão de Pessoas. Atuante no campo de Administração de Recursos Humanos. Experiência profissional como Docente na disciplina de Psicologia Aplicada à Administração na Universidade de Passo Fundo e como Professora e Orientadora na disciplina de Jogos de Negócios na Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Capacitada em Mediação e Conciliação de Conflitos pelo Instituto Conversações. Atuante como Professora/Tutora de disciplinas da Graduação e da Pós-Graduação na Faculdade Metropolitana, nas áreas de Gestão, Administração, Psicologia e Neuropsicologia.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana