Faculdade Metropolitana

Saiba mais sobre licença para capacitação

Atualmente, profissionais de diversas áreas têm buscado cursos de capacitação a fim de aprimorar seus conhecimentos e habilidades. O problema é que muitas vezes é difícil conciliar trabalho com estudo.

Mas saiba que é possível ao servidor público solicitar licença para capacitação presencial ou por meio de cursos online e ainda manter a remuneração.

O que é licença para capacitação?

A licença para capacitação consiste no afastamento do servidor público de suas atividades a cada 5 anos de trabalho por um período de 90 dias, nos quais ele poderá participar de eventos ou cursos de capacitação, sejam eles presenciais ou a distância.

O principal objetivo de solicitar a licença é o desenvolvimento do servidor. Ao mesmo tempo, é importante que a capacitação também atenda aos interesses da instituição empregadora de acordo com o plano anual de capacitação, uma vez que o servidor só poderá realizar o pedido se a capacitação foi prevista para aquele ano.

Como solicitar?

O processo pode variar de acordo com o órgão no qual o servidor presta serviços. No geral, alguns documentos serão necessários, como:

  •  Formulário de requerimento do servidor;
  • Programa do evento de capacitação pretendido com carga horária do curso e local de realização;
  • Comprovante de matrícula da capacitação;
  • Parecer da equipe de trabalho ou chefia imediata com as informações: planejamento interno, oportunidade de afastamento e relevância do curso para a instituição;
  • Declaração da portaria de estabilidade ou de gestão de pessoas da unidade organizacional atestando que o servidor não se encontra em estágio probatório.

Outras informações poderão ser solicitadas. Procure o RH da sua instituição para tomar conhecimento de todos os documentos cabíveis.

Pontos importantes

Ainda é preciso estar atento a outras questões:

Licença parcelada

Caso o curso de seu interesse tenha menos de 90 dias de duração, é bom saber que a licença para capacitação pode ser parcelada em 6 períodos, e o menor período não pode ser inferior a 15 dias. No entanto, os períodos de licença para capacitação não são acumuláveis.

Caso decida tirar a licença parcelada, você deverá respeitar o interstício (intervalo) de 60 dias entre os períodos de gozo de licença para capacitação.

Licença superior a 30 dias

Se o período de licença para capacitação for superior a 30 dias consecutivos, será preciso requerer exoneração ou dispensa do cargo. Por isso, embora continue recebendo remuneração, o servidor não terá direito a gratificações adicionais.

Comprovante de participação

Até 30 dias do retorno às suas atividades, o servidor deverá apresentar um certificado ou documento que comprove a sua participação e um relatório de atividades desenvolvidas.

Cursos online

Cada vez mais os cursos online vêm se destacando como uma ferramenta dinâmica e útil aos servidores, já que permitem flexibilidade de horário e otimização do tempo. Também apresentam vantagem no custo-benefício e acesso facilitado aos conteúdos.

Porém, é importante buscar cursos online que emitam certificado por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), pois só assim o documento terá validade em todo país.

Cursos online no Estude Sem Fronteiras

Se você busca cursos online para a sua licença para capacitação, o portal Estude Sem Fronteiras oferece para todo o Brasil cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação com diferentes cargas horárias.

O Estude Sem Fronteiras pertence à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto. Por isso, é o único portal de educação que emite certificado por uma instituição nota máxima no MEC.

Cristiana Maria di Primio Gonçalves

Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo. Especializada em Gestão Estratégica Empresarial e em Consultoria de Recursos Humanos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH. Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Reconhecida e premiada na área de Gestão de Pessoas. Atuante no campo de Administração de Recursos Humanos. Experiência profissional como Docente na disciplina de Psicologia Aplicada à Administração na Universidade de Passo Fundo e como Professora e Orientadora na disciplina de Jogos de Negócios na Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Capacitada em Mediação e Conciliação de Conflitos pelo Instituto Conversações. Atuante como Professora/Tutora de disciplinas da Graduação e da Pós-Graduação na Faculdade Metropolitana, nas áreas de Gestão, Administração, Psicologia e Neuropsicologia.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana