Skip to main content
curso de leitura

5 dicas para o professor influenciar e ensinar a leitura na educação infantil

É na infância que muitos hábitos são formados, e os professores e pais precisam estar atentos a eles, e quais estão sendo criados pelas crianças, pois durante os seus primeiros anos de educação, é fundamental que a formação dos bons hábitos aconteça. Um hábito muito importante, e que precisa ser nutrido e incentivado, é o da leitura.  

É essencial ter plena noção da importância dos livros e da leitura durante a educação infantil, sendo uma atitude necessária não apenas para as instituições de ensino e os professores, mas também para os pais e responsáveis. Eles precisam ter ciência do quão benéfico será para a criança a prática da leitura. 


Para os pequenos, o momento de aprender a ler será um marco de um novo início, com novas possibilidades e descobertas. Por isso, é de extrema importância que a família trabalhe juntamente com a escola no incentivo ao hábito da leitura desde os primeiros anos. 

São muitos os benefícios proporcionados pela leitura para as crianças. O ato de ler estimula a criatividade e a imaginação, favorecendo o aprendizado e a ampliação do vocabulário, ajudando no desenvolvimento psicomotor, intelectual e cognitivo, além de aumentar a aquisição de cultura, melhorando a escrita e o desenvolvimento do senso crítico já na infância. 

Leia também: Dicas para professores com alunos autistas

5 dicas para incentivar a leitura na educação infantil 

Quando a criança aprende a ler, para ela é um momento muito especial de sua vida, pois nesse momento ela passa a ter acesso ao que está escrito em diversos lugares, e começa a ler tudo que consegue. Mas o desenvolvimento do hábito de leitura não é algo tão simples, e demanda esforço. 

Por isso, separamos 5 dicas que vão ajudar os professores a incentivar os pequenos na educação infantil. 

 

  • Mostre que se interessa pela leitura 

 

O exemplo dos professores e dos pais é algo muito importante na criação dos hábitos de uma criança, e desperta o seu interesse. Quando as pessoas, as quais ela tem contato, possuem o hábito de ler, é bem provável que a criança passe a gostar de leitura. Ler histórias e inserir a criança no universo da leitura, vai encantá-la. É importante também sempre conversar sobre a história, fazer perguntas e saber o que ela conseguiu entender. Isso vai incentivar a leitura e a imaginação dos pequeninos. 

 

  • Estimule o contato com os livros 

 

Incentivar o contato com os livros deve ser algo presente desde sempre na escola. É por meio desse contato que a criança se familiariza e passa a gostar de pegar os livros e de, posteriormente, lê-los. Livros coloridos e com materiais de fácil manuseio são os mais recomendados para esta faixa etária, de zero a cinco anos. É importante ficar atento ao lugar onde os livros estarão. Recomenda-se colocá-los em um local de fácil acesso para que as crianças consigam pegá-los quando quiserem.

 

  • Leitura conjunta 

 

Outros meios de leituras podem ser utilizados, além dos livros, como placas, cartas, jornais, panfletos, propagandas, outdoors e outros materiais que possam fazer com que eles compreendam melhor o mundo. Outra opção muito vantajosa é a leitura em conjunto. Isso vai ajudar no desenvolvimento da criança, até que ela consiga ler um livro todo sozinha. Isso também vai estimular o desenvolvimento do foco e atenção dela.

 

  • Priorize os interesses da criança 

 

Sempre procure saber quais são os interesses da criança, dessa maneira será mais fácil fazer sugestões de livros e de outros materiais em atividades especificas. Isso proporciona um estreitamento afetivo entre professor e aluno, pois o educador passa a ser visto pela criança como um confidente, ficando aberta a compartilhar seus momentos bons e ruins. Opções como livros ou revistas em quadrinho é uma boa forma de inserir os pequenos na leitura na educação infantil. É importante que a escola tenha muitas opções adequadas para a idade. 

 

  • Faça uma parceria com os pais ou responsáveis 

 

É normal que a criança seja influenciada pelo comportamento dos pais. Mesmo tendo estímulo na escola, é essencial que os pais mostrem para os filhos que a leitura faz parte do dia a dia. Uma dica é ler histórias antes da criança dormir, e que tanto os pais quanto os filhos leiam o mesmo livro, para possam conversar sobre a história depois. Isso vai estimular o aprendizado e aumentar a interação da criança com os pais. 

As melhores opções de cursos para você, educador, se encontram no Estude Sem Fronteiras 

Os educadores precisam estar muito bem preparados para atuar em algumas áreas específicas, como a da educação infantil. Tendo a responsabilidade de estimular a criança em seus primeiros anos escolares e de incentivar sua leitura e vontade de aprender.

Pensando nisso, a Estude Sem Fronteiras elaborou um curso todo especial para que você se torne um profissional ainda melhor, o curso de leitura

O portal Estude Sem Fronteiras pertence à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto. Oferece mais de 750 cursos que são vendidos para todo o Brasil. São cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação. Acesse o site e conheça mais cursos que podem fazer diferença em sua carreira profissional!

Veja mais: Site de Cursos Online | Curso pela Internet | Cursos de Pós-graduação