Skip to main content
psicopedagogia

Qual a importância da psicopedagogia na escola?

A psicopedagogia é muito importante nas escolas. Saiba como o profissional da área pode ajudar alunos e, além disso, onde encontrar curso com aula online para aperfeiçoamento.

A psicopedagogia é uma área da educação que trata de questões ligadas à dificuldade de aprendizagem de algumas crianças. O campo se preocupa em oferecer um aprendizado mais humano, garantindo que os alunos tenham o ambiente que é preciso para desenvolver o lado cognitivo, cultural, social, entre outros.


As metodologias empregadas pelo campo da psicopedagogia têm como objetivo intervir de forma positiva na vivência do aluno dentro da sala de aula, de forma a encontrar solução para questões envolvendo a aprendizagem.

A importância da psicopedagogia

O profissional que se forma em psicopedagogia, e está sempre buscando novos cursos e formas de melhorar as habilidades e somar conhecimentos em prol do sucesso da educação de crianças nas escolas, é chamado de psicopedagogo.

Na escola, a psicopedagogia é fundamental para auxiliar no tratamento de transtornos de aprendizagem, garantindo que os alunos consigam assimilar os conteúdos trabalhados em sala de aula, desenvolvendo o raciocínio, a imaginação, a inteligência, a criatividade, entre outras áreas do conhecimento.

A psicopedagogia é muito importante, pois é por meio dessa área que se analisa o perfil dos alunos, individualmente, e se identifica possíveis causalidades para o baixo desempenho escolar. Ou seja, a atuação do profissional especializado em psicopedagogia visa garantir que o aluno consiga desenvolver as atividades escolares, além de ter papel fundamental na inclusão escolar.

Além disso, esse campo também tem como responsabilidade intermediar o diálogo entre as questões escolares e as famílias dos alunos, tentando encontrar o que influencia no aprendizado e como encontrar um equilíbrio.

O que faz o psicopedagogo na escola

O psicopedagogo busca atuar mais em caráter preventivo do que remediador, ajudando, ao lado dos pais e educadores, a elaborar metodologias de ensino que sejam mais lúdicas para as crianças, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, sem que isso represente um problema para o aluno.

O plano pedagógico, elaborado pelo profissional, visa, entre outras coisas, avaliar possíveis problemas que influenciam a aprendizagem, como questões estruturais (equipamentos, salas, etc.) ou teóricas (método de ensino da escola, relacionamento entre aluno e professor, entre outros).

Não é raro encontrar problemas simples se transformando em questões extremamente desfavoráveis para o aluno dentro do ambiente escolar. Sejam brigas com colegas, conteúdo mal administrado, problemas familiares ou questões de hiperatividade. Há muito o que avaliar para descobrir por que o processo de aprendizado está deficiente, e como impedir que isso continue influenciando o desenvolvimento da criança ao ponto de afetar a fase adulta do indivíduo.

Aula online de psicopedagogia torna o profissional mais capacitado

É importante salientar o destaque da aula online para quem deseja refinar as habilidades e somar conteúdos que contribuam com estratégias de plano de ensino. O Estude Sem Fronteiras auxilia profissionais de todo o País a encontrarem cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação pela internet.

É crucial que o psicopedagogo se atente para a importância de sua profissão dentro da escola, e os cursos com aula online trazem o que é preciso para que o profissional se torne cada vez mais capacitado a ajudar crianças e adolescentes em fase escolar.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre os cursos do Estude Sem Fronteiras.

Veja mais: Curso de libras online | Curso de topografia | Curso de laboratório