Faculdade Metropolitana
cursos de educação inclusiva

A educação inclusiva e seus desafios na sala de aula

Veja como deve funcionar a educação inclusiva dentro da sala de aula e quais seus principais desafios atualmente. Saiba também como ter acesso a cursos de educação inclusiva.

A educação inclusiva compreende uma concepção de ensino contemporânea que tem como principal intuito garantir o direito de educação a todos.

Nesse sentido, essa área da educação pressupõe acesso igualitário a oportunidades, além da valorização das diferenças entre pessoas, abrangendo, assim, as diversidades sociais, étnicas, intelectuais, culturais, físicas, sensoriais e de gênero.

Implica em uma evolução e desenvolvimento da cultura, das políticas vigentes na escola, das práticas e do sistema de ensino como um todo, visando a garantir o acesso, a aprendizagem e a participação de todos, sem exceção.

 

Os desafios da educação inclusiva

A fim de exercer a inclusão, de fato, e garantir o aprendizado de todos os alunos na escola, é necessário, primeiramente, fortalecer a formação do corpo docente e incentivar uma grande rede de apoio entre alunos, professores, famílias, gestores escolares e profissionais de saúde que são responsáveis pelas crianças com necessidades educacionais especiais.

Entretanto, existem barreiras que impedem o acesso à educação plena por parte de alguns alunos. Tais adversidades estão relacionadas a diversas variáveis e dimensões da escolarização, inclusive, o impedimento na ação dos próprios educadores.

Os desafios vão muito além de receber a matrícula de alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais. É necessário, também, fornecer condições para a operacionalização de um projeto pedagógico inclusivo.

A inclusão dos alunos deve garantir a eles o acesso à escolaridade através de todas as possibilidades de desenvolvimento que a rede de ensino possa oferecer.

 

Como aprimorar a educação inclusiva

As mudanças são urgentes e compreendem diversos aspectos, como a reestruturação física das escolas, com remanejamento de barreiras arquitetônicas e introdução de recursos e de tecnologias assistivas.

Além disso, é preciso investir na oferta de profissionais especializados em ensino especial e compreender que a incorporação desses serviços na rede de ensino deve vir em conjunto com o planejamento da grade, a organização escolar e a avaliação do ensino.

Outro fator muito importante diz respeito à capacitação dos professores para exercer a educação inclusiva. A revolução no método de ensino dentro das escolas só pode ocorrer mediante a presença de educadores preparados para atender aos alunos com necessidades especiais.

Nesse sentido, a formação continuada, através de cursos de educação inclusiva, cursos de libras e também de braile, tem papel fundamental na prática profissional.

 

Tenha acesso a cursos de educação inclusiva através do Estude Sem Fronteiras

O portal Estude Sem Fronteiras é uma empresa pertencente à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, localizada na cidade de Ribeirão Preto, sendo credenciada com Nota Máxima pelo MEC. O portal oferece mais de 650 cursos que são vendidos para todo o Brasil. São cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação.

Os cursos abordam, inclusive, questões relacionadas às políticas e leis que garantem a inclusão desses alunos com algum tipo de deficiência.

Dentre os principais cursos de educação inclusiva, é possível mencionar:

  • Curso de educação inclusiva;
  • Educação inclusiva com ênfase em Libras;
  • Distúrbios de aprendizagem e a educação inclusiva;
  • Formação para instrutor e interlocutor de Libras;
  • Autismo: educação e o processo de aprendizagem;
  • Transtornos globais de desenvolvimento (TGD);
  • Autismo: identificação, diagnóstico e processo de aprendizagem;
  • Atendimento educacional especializado;
  • Políticas educacionais e a educação inclusiva;
  • Entre outros.

Navegue pelo site para conferir todas as opções de cursos de educação inclusiva.

Carla Alessandra Moreira Damasceno

Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação. Pós-Graduada em Educação Especial, Metodologias e Gestão para a Educação a Distância (EAD). Experiência como docente na Educação Profissional. Presidente do Núcleo de Acessibilidade - NUACE, Coordenadora de Pós-Graduação e Especialização na área de Inclusão e Psicopedagogia. Idealizadora do espaço Carla Damasceno Acessibilidade e Inclusão, com consultorias em acessibilidade, ambientação, treinamento, recrutamento e seleção de pessoas com deficiência para empresas, escolas e museus na área de Educação.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana