Ensino de Libras de forma lúdica pode ser alternativa para Educação Inclusiva

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
cursos de Libras online

Saiba como o lúdico pode auxiliar no ensino de libras, e veja como ter acesso a curso de libras online para educação inclusiva.

A educação inclusiva tem como finalidade educar pessoas sem fazer distinção, respeitando as diferenças e valorizando as particularidades de cada um.


Nesse sentido, o repertório do professor deve ser diversificado, para que ele possa lidar com as possíveis deficiências dos alunos em sala de aula.

Saiba mais: Os pilares que uma escola deve dispor para exercer uma educação inclusiva.

Educação inclusiva para surdos

Quando a diversidade, dentro da escola, inclui surdos, é preciso que a instituição esteja preparada para oferecer tudo o que o processo de inclusão demanda e garantir o pleno desenvolvimento e integração desse aluno na comunidade escolar, além de atuar na formação do professor para qualificá-lo na língua-mãe dos surdos: a Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Nesse sentido, a escola e os professores devem se preparar por meio de cursos de libras para o ensino da língua dos surdos como primeira língua para criança surda e como segunda língua para crianças ouvintes.

Para tal, se faz necessário diversificar a metodologia de ensino, e é aí que o lúdico se mostra como um caminho a ser adaptado e utilizado pelos profissionais docentes.

O papel do lúdico no ensino de Libras

O lúdico pode incentivar atividades voluntárias entre os alunos, levando ao envolvimento de todos e desenvolvimento da sociabilidade, do estímulo à cognição e da autonomia.

A ludicidade está presente na sociedade como um todo, sendo um fenômeno universal, em todas as culturas e em diversas etapas da vida, principalmente entre as crianças.

Durante o ato de brincar, a criança tem contato com a condição humana e com a preparação para a vida adulta.

A ação lúdica prioriza a comunicação da criança com outras pessoas e também com ela mesma, pois dessa forma ela descobrirá novas maneiras de se comunicar e, com o passar do tempo, conseguirá compreender o meio em que está inserida de forma dinâmica.

Como adotar a metodologia de ensino lúdica

Os resultados que o lúdico traz ao desenvolvimento da criança durante a fase de aquisições de habilidades e competências são evidentes.

Nesse sentido, o processo de ensino de crianças e adolescentes só demonstraria ganhos positivos com a utilização da metodologia certa de ensino, o que demandaria algumas mudanças no âmbito educacional e na formação do professor para utilização do lúdico ao longo do período letivo.

Aperfeiçoamento do corpo docente

No processo de inserir o lúdico na educação inclusiva, é fundamental evidenciar como jogos, brinquedos e brincadeiras podem revelar elementos significativos ao desenvolvimento e à aprendizagem dos alunos, tanto surdos quanto ouvintes.

Assim, o aperfeiçoamento dos professores e outros funcionários que mantêm contato com alunos com necessidades específicas é fundamental para adoção do lúdico no ensino de libras.

É importante que os alunos sintam a energia e motivação dos educadores em ensiná-los por meio de jogos e brincadeiras, e os professores, por sua vez, devem saber como traçar e metodologia correta envolvendo o lúdico e o ensino de da língua brasileira de sinais.

Cursos de Libras online é investimento necessário para o professorado

O Estude Sem Fronteiras é um portal que pertence à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, e oferece diversos cursos de aperfeiçoamento, extensão e pós-graduação. Os cursos de Libras online envolvem, inclusive, questões relacionadas ao ensino e à inclusão de alunos com deficiência.

Navegue pelo Estude Sem Fronteiras e confira todas as opções de cursos de Libras.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Continue lendo: