Educação à distância: conheça as modalidades dos cursos online

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Cursos online

A educação à distância (EAD) tem sido mais presente na vida das pessoas. Em tempos de isolamento social, por consequência da pandemia da Covid-19, aulas virtuais tornaram-se praticamente obrigatórias, fazendo com que a maior parte dos estudantes precisasse continuar seus estudos de forma remota.

Hoje em dia, muitos cursos podem ser ministrados a distância, em graduações, pós-graduações, cursos de aperfeiçoamento, cursos de atualização, dentre outros. É fantástico o mundo que se apresenta, quando percebemos que podemos aprender quase tudo dentro da nossa própria casa, gerenciando nossos próprios horários, na frente do computador.


Quais as vantagens de se fazer um curso online?

Aulas presenciais muita gente já teve algum dia. Trata-se da modalidade tradicional, em que o aluno chega à escola no horário marcado, senta na cadeira e ouve o professor. Do ensino online, quem ainda não vivenciou, não vai conseguir fugir por muito tempo. 

Hoje em dia, muitos cursos são ofertados apenas online, principalmente para quem mora em cidades menores. Mas quais as vantagens de um curso virtual?

As vantagens dos cursos online são: autonomia com os horários, poder gerenciar o tempo e aprender conforme o ritmo. Quer assistir a uma aula no meio da madrugada? Quer voltar o vídeo e ver o professor falar duas ou três vezes o mesmo assunto, no qual você tem dificuldade? Quer dormir até mais tarde e estudar depois do meio-dia? Tudo isso é possível com os cursos online.

Essas vantagens, automaticamente, são uma desvantagem para o ensino presencial, em que há horário marcado com o professor e com a turma, é preciso acordar no horário certo, deslocar até o local e organizar toda a rotina em função do horário da instituição e do professor. Tudo isso precisa ser feito, mesmo que você não consiga acompanhar bem a aula, se estiver com sono ou se precisar perder outro compromisso no mesmo horário da aula.

Quais os tipos de curso que se pode fazer a distância?

Graduação

É possível realizar o grande sonho de se formar no ensino superior, de forma remota e sem sair de casa. As graduações EAD são uma realidade no país, têm os mesmos tempo e conteúdo das presenciais e, muitas vezes, no diploma, não está discriminado que o curso foi realizado a distância. 

Além disso, existem diversos cursos que podem ser realizados na modalidade EAD, em muitas instituições de ensino.

Especialização

Os cursos de especialização são para as pessoas que já possuem diploma de ensino superior. Com a especialização – que é uma pós-graduação, podendo ser um mestrado, doutorado ou MBA –, você incrementa seu currículo e se prepara para a docência ou para expandir seus conhecimentos acadêmicos. Os cursos costumam ter duração de um a dois anos e carga horária de 420 horas, no mínimo.

Extensão

São cursos para estudantes e complementares à graduação, oferecendo novos conhecimentos para os alunos se aprofundarem em alguma área específica da sua formação. Muitas vezes, os estudantes precisam de horas complementares fora de sala de aula para concluírem seu curso de graduação e, por isso, os cursos de extensão com certificação podem ser muito úteis.

Cursos livres (aperfeiçoamento, atualização, capacitação)

Os cursos livres abordam os mais diversos assuntos. Podem ser utilizados para aperfeiçoamento na carreira ou mesmo para conhecimento pessoal, por exemplo, para obter a comprovação de algum conhecimento no currículo. Com os cursos online livres, o profissional se mantém atualizado na sua área de atuação e ganha argumentos para pedir uma promoção ou mudar para um cargo específico.

Estude Sem Fronteiras

O Estude Sem Fronteiras oferece cursos de extensão, de aperfeiçoamento e de pós-graduação em diversas áreas de conhecimento, com certificado emitido por uma instituição nota máxima no MEC. Encontre o curso online que você precisa!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Continue lendo: