Faculdade Metropolitana
Servidor Público

Servidor público: como se capacitar com cursos online

Ser um servidor público, tendo estabilidade, plano de carreira e mais diversos benefícios, é o projeto de vida de muitas pessoas que se dedicam a estudar e focam em organizações públicas como alvo de carreira. Mas como funcionam os concursos? É possível buscar boas qualificações online para progredir na carreira?

Muita gente sonha com a vida estável de funcionário público, mas não sabe muito bem como o processo funciona, assim como alguns servidores públicos desconhecem as oportunidades que boas qualificações podem propiciar.

Leia mais, para entender melhor as vantagens do serviço público e como se capacitar com cursos online!

Vantagens de ser um servidor público

Há muitas vantagens em ser um servidor público concursado: o número de horas de trabalho costuma ser menor, em geral, 6 horas, ao invés das 8 horas diárias convencionais; o trabalho é melhor remunerado; há boas vantagens adicionais, como planos de saúde e vales e estabilidade, visto que o funcionário só pode ser demitido por justa causa.

Além disso, a aposentadoria tem um teto maior, às vezes, o mesmo valor que o funcionário recebia antes de se aposentar. Por isso, todo ano, milhões de pessoas se inscrevem em concursos públicos, principalmente naqueles que oferecem melhor remuneração. Há vagas muito competitivas, cujo salário ultrapassa 10 mil reais, como o concurso do INSS – que, em alguns anos, deve passar de 1 milhão de inscritos.

Como funcionam os concursos públicos?

A primeira regra para se inscrever nos concursos públicos é ler o edital público.

Quando um órgão público seleciona candidatos por meio de concurso, divulga um documento público, contendo todas as informações sobre a vaga proposta, como as regras da entidade em que se pretende ingressar, as qualificações necessárias para o cargo, salário, horas de trabalho, dentre outras.

Após conhecer as vagas disponíveis, você deve buscar uma com a qual se identifique, seja pela sua área de formação ou por ser um trabalho que gostaria de exercer. Vale lembrar que um concurso público é uma prova que habilita para exercer uma função. Trata-se de um trabalho como qualquer outro, no qual é necessário ter aptidão para exercê-lo todos os dias, durante algum tempo.

Assim que encontrar uma vaga em uma instituição em que deseja ingressar, você deve preparar sua rotina de estudo, seja com apostilas, cursos online, livros ou guias de estudo. Vagas que prometem salários maiores, os que ultrapassam os 5 dígitos, costumam ser muito concorridas e exigem, possivelmente, muito tempo de preparação.

Qual qualificação preciso ter para me tornar um servidor público?

Os servidores públicos trabalham com o Princípio da Eficiência, que é uma avaliação obrigatória, regida pelas normas da Constituição Federal de 1988, as quais os servidores públicos são submetidos para garantir sua estabilidade, mostrando-se atualizados em sua área de atuação. É um mito acreditar que um funcionário público não precisa se capacitar constantemente.

Existe, também, a Lei de Progressão por Capacitação e, geralmente, é obrigatório que todas as instituições sigam. Por conta dessa lei, as instituições incentivam os funcionários a sempre se aperfeiçoarem, para que fiquem bem colocados em avaliações internas e possam ser elegíveis para promoções por aptidão estendida a outras áreas de conhecimento ou aprofundadas em sua própria área de atuação.

É possível se capacitar online?

Claro que sim! A capacitação online é um dos grandes presentes que a vida moderna pode dar.

Encontrando uma boa instituição de Ensino a Distância (EAD), você tem à disposição diversos cursos de aperfeiçoamento e de extensão, que podem ser decisivos na sua vida profissional, fazendo com que você se qualifique no conforto da sua casa e tenha a oportunidade de progredir na sua carreira.

Estude Sem Fronteiras

Você pode, agora mesmo, se inscrever em um curso online do Estude Sem Fronteiras, o único portal de ensino que emite seu certificado por uma instituição que possui nota máxima pelo MEC! São mais de 1300 cursos de extensão e de aperfeiçoamento, em 17 áreas de conhecimento, além de cursos de pós-graduação!

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana