Faculdade Metropolitana
homem usando laptop com ícones de gráficos

O que é empreendedorismo digital e como atuar na área

Durante os quase dois anos de pandemia, muitos comércios físicos tiveram que fechar suas portas devido à baixa movimentação de clientes. Aqueles que quiseram se manter no mercado ou quiseram empreender durante este período, encontraram no mundo virtual uma ótima oportunidade para vender. Segundo o Correio Brasiliense, a pandemia impulsionou o empreendedorismo digital no Brasil.

Os dados mostram que 87,5% das empresas do país aceleraram seus projetos de transformação digital no ano de 2020 e 54% dos empreendedores digitais começaram seus negócios no mesmo período. E essa mudança veio para ficar!

Se você quer saber mais sobre este mercado e como estar preparado para atuar nesta área, acompanhe o conteúdo que o Estude Sem Fronteira preparou sobre o assunto!

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é um modelo de negócio que funciona na internet, ou seja, todas as atividades acontecem por meio de ações virtuais. A venda, a entrega, o pagamento e até o atendimento ao cliente é tudo realizado de forma online, sem a necessidade de ter um espaço físico para atuar.

letreiro de led escrito HTTP://

Como todo empreendedorismo, no mundo virtual também é preciso ter uma ideia para começar e a devida administração e gestão para garantir a saúde financeira do empreendimento. A venda pode estar relacionada aos mais diversos tipos de produtos físicos ou digitais como roupas, móveis, sapatos, aparelhos eletrônicos, cursos, jogos ou aplicativos.

Quais as principais características do empreendedorismo digital?

Um dos principais motivos do crescimento dessa modalidade de comercialização é seu baixo investimento quando comparado com um comércio físico. Como todo o processo é realizado de forma online, não há a necessidade de gastos fixos para manter um local como aluguel, água, energia dentre outros. Na maioria das vezes, um computador com acesso à internet já é suficiente para iniciar a atividade.

Com um negócio digital é possível conquistar clientes sem limite de localidade, em diversas regiões do país ou até do mundo. Ou seja, mais pessoas podem ter acesso ao seu serviço ou produto, basta que você utilize estratégias de marketing digital para atingir seu público alvo.

Outra vantagem do empreendedorismo digital é a qualidade de vida. O empresário pode administrar o seu negócio como quiser, ter flexibilidade de horário e local, sem a necessidade de cumprir um turno comercial das 9H as 18H, como a maioria dos comércios físicos. Assim você pode cuidar da sua saúde, encaixar horários para ter mais tempo com a família ou viajar fora de temporada.

Quais as áreas do mercado digital?

Existem diversas possibilidades para atuar no empreendedorismo digital, seja pela venda de produtos físicos ou virtuais. Com formação profissional ou não em determinada área é possível construir um negócio lucrativo nesta modalidade. Se você está procurando um negócio para empreender, confira algumas opções:

  • E-commerce: também chamado de comércio eletrônico, são lojas que vendem produtos de forma totalmente online;
  • Infoprodutos: comercialização de materiais geralmente utilizado para transmitir conhecimento como apostilas, e-books, cursos online, webinars, audiobooks, infográficos dentre outros;
  • Blogs: é um site que possui um conteúdo atualizado sobre determinado assuntos;
  • Aplicativos: programas para celulares e tablets, desenvolvidos para facilitar ações rotineiras;
  • Consultoria: atendimento por um especialista de alguma área de forma não presencial, visando promover orientações a empresas e pessoas;
  • Jogos: venda de jogos para computadores, video games ou aparelhos móveis.

>> MBA EAD em Marketing Digital

>> MBA EAD em Tecnologia

Como funciona o empreendedorismo digital?

>> Curso Online de Empreendedorismo

Para entender como funciona o empreendedorismo digital, vamos usar como exemplo o modelo de e-commerce. Uma pessoa precisa adquirir um celular novo, mas devido a sua rotina de trabalho intensa não tem tempo para ir à uma loja física para escolher o modelo e realizar a sua compra. Então ele opta por realizar a compra pela internet.

homem com tablet em uma mesa com xícara e um copo de água ao lado

Uma loja virtual de equipamentos eletrônicos deve conter um site com fotos dos produtos, com todas as informações detalhadas que sirvam para o cliente que necessita do celular. Um sistema integrado guia o consumidor para a página de finalização do produto escolhido. É importante o e-commerce estar preparado para oferecer diversas opções de pagamento como transferência bancária, boleto, cartão de débito ou crédito, PIX dentre outros.

Um sistema de gestão irá auxiliá-lo a gerenciar as vendas e o estoque. É possível também trabalhar sem armazenamento de produtos. A loja online de equipamentos eletrônicos, por exemplo, pode ter parcerias ou plataformas interligadas com as dos seus fornecedores de celulares, que libera o produto assim que a compra é realizada. Por fim, realize a entrega do celular de forma eficiente no endereço do cliente no tempo informado no site.

Se você está pensando em se tornar um empreendedor, confira o post “Dicas para novos Empreendedores“.

Desafios do mercado digital

Assim como qualquer tipo de empreendimento, o mercado digital também tem seus desafios. É importante o empreendedor estar ciente dos obstáculos que pode encontrar durante a sua jornada, confira alguns:

  • Organizar sua jornada de trabalho: apesar de a flexibilidade de horário ser um ponto positivo deste negócio, algumas pessoas podem encontrar dificuldade para encontrar o melhor horário para trabalhar;
  • Selecionar as tecnologias adequadas: é importante escolher a área certa para a comercialização do seu produto;
  • Inovar e criar diferenciais competitivos: muitas pessoas já perceberam as vantagens de ter um mercado digital, assim você deve traçar estratégias para se destacar no meio, e estar a frente dos seus concorrentes;
  • Descobrir como cobrar pelos produtos ou serviços: em alguns serviços ou produtos, por exemplo, cursos online, apostilas podem ser difíceis de precificar. Conte com uma assessoria para lhe auxiliar e não banalizar o seu negócio;
  • Encontrar tempo para estudar: assim como todo negócio é preciso estar sempre se atualizando, tente criar uma rotina de estudos para se dedicar ao seu empreendimento.
  • Administrar o dinheiro: separar o profissional do pessoal. Como o negócio virtual muitas vezes funciona em casa, é muito comum que o empreendedor misture as contas e não tenha uma gestão separada. Isso pode dificultar você visualizar o crescimento e a saúde financeira da sua loja virtual.

>> Confira nosso post: 10 Dicas de como organizar uma rotina de estudos

Dicas para começar no empreendedorismo digital

Se você acompanhou nosso conteúdo até aqui viu as diversas vantagens que o mercado digital pode oferecer, não é mesmo? Se ficou com vontade de se tornar um empreendedor digital, confira algumas dicas para começar a atuar no meio:

1. Escolher o nicho

Pesquise bastante e escolha uma atividade econômica que seja compatível com seu perfil. Ela não deve estar baseada somente na análise de mercado. Aproveite para trabalhar com o que você gosta e tem familiaridade. Você será o empreendedor e ficará quase que 24 horas em contato com o seu negócio, então é ideal que ele seja algo agradável para você.

homem com celular e ícones flutuantes na tela

2. Planejar

Tenha em mente que um negócio digital não entra em funcionamento de uma hora para outra. É preciso ter um planejamento como pesquisar o investimento inicial, qual meio virtual será utilizado, precificar os produtos ou serviços, as formas de pagamento, de entrega. É muito importante também nesse meio escolher um software que possua ferramentas para automatizar esses processos de forma ágil e eficiente.

3. Estudar o mercado e a concorrência

A concorrência sempre fez parte do comércio físico e no mundo virtual ela é ainda maior. Para se destacar e ser referência no seu nicho, lembre-se sempre de estudar o mercado. Uma dica é analisar os seus concorrentes, tente identificar os seus erros e acertos e otimize os pontos positivos para serem aplicados na sua loja virtual. Não se esqueça da ética no mercado de trabalho e aja sem prejudicar seus parceiros de negócio.

>> Saiba mais sobre ética profissional com nosso post: Aprenda a importância da ética profissional no ambiente de trabalho

4. Gestão financeira

Administre suas finanças de forma eficiente, conte com a tecnologia para isso. Alguns softwares além de auxiliar na gestão de vendas, estoques, apresentam índices, relatórios e gráficos que podem te auxiliar no planejamento de estratégias para o crescimento do seu negócio.

5. Investir em marketing digital

Após sua loja virtual já estar em atividade, é hora de buscar clientes. Mas ela não deve ser feita de forma aleatória, é preciso identificar o perfil do seu consumidor. Assim as formas de divulgação do seu produto devem ser direcionadas para atingir este público. Pode-se usar diferentes meios de comunicação como redes sociais, e-mails ou blogs para começar a ganhar dinheiro com o seu empreendedorismo digital.

Se você gostou de conhecer um pouco sobre o empreendedorismo digital e quer se especializar nesse meio, conheça o curso online de empreendedorismo do Estude sem Fronteiras e fique preparado para este mercado tão competitivo! Continue acompanhando nosso blog para ler mais textos sobre temas relevantes como este.

Curso Online de Empreendedorismo

Conheça o Estude Sem Fronteiras

Invista em sua formação a partir de qualquer lugar do Brasil. Nós contamos com os melhores profissionais e materiais atualizados para te garantir relevância no mercado de trabalho e uma formação humanizada. Com apenas alguns cliques, você pode se inscrever em um de nossos cursos online e iniciar ou mesmo ampliar sua carreira profissional!

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de extensão online, cursos de aperfeiçoamento online, Pós-Graduação e MBA de forma 100% online.

aluna segurando livro

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos Online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD!

ACESSE OS CURSOS!

Thiago Saraiva Tostes

Graduado em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Superior Sequencial em Gestão Comercial pela Faculdade Moura Lacerda. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio e em Gestão Empresarial - Processos Gerenciais pela FATEC. Pós-Graduado em Gestão do Desenvolvimento de Produtos Inovadores pela Estácio, em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luiz, Essential Master Coach pelo IPOG, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana e Gestão Escolar também pela Faculdade Metropolitana. Professor/Tutor da Graduação e Pós- Graduação da Faculdade Metropolitana, Bibliotecário e Consultor Literário.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana