Faculdade Metropolitana
Mulher estudando enquanto realiza anotações e resoluções de exercícios

10 Dicas de como organizar uma rotina de estudos

Uma das principais causas de baixo desempenho nos estudos é a deficiência na organização. Muitas vezes, estudam desordenadamente, de forma pouco produtiva e sem um rumo definitivo. Essa falta de ordem acaba prejudicando o rendimento do aluno, o foco e a concentração.

Pensando nisso, o Estude Sem Fronteiras traz dicas de rotinas de estudo que irão te ajudar a se organizar melhor e aumentar consideravelmente sua eficiência nos estudos.

Bolsa de Pós- Graduacao com 75% de desconto.

Rotinas de estudos para seu dia a dia

>> Veja também: Cursos Online do Estude Sem Fronteiras 

Como já sabemos, a rotina pode ser útil para você garantir bons resultados nos estudos, vamos te apresentar algumas opções e dicas para criar uma que se encaixe ao seu estilo de estudar e ao seu tempo disponível. Além de facilitar a memorização de diversas matérias que você terá contato, criar uma rotina trás benefícios que você vai ver ao longo das dicas abaixo.

1. Avalie seu cotidiano

O primeiro passo, e se não o mais importante, é avaliar como está o cronograma da sua semana. Após, faça a seguinte reflexão:

  • Se é estudante e se estuda por conta própria ou frequenta algum tipo de curso?
  • Já trabalha?
  • Quais outras tarefas ou atividades ocupam o seu dia a dia?

Ter em mente todas as atividades que você executa durante a semana auxilia na criação de uma rotina eficiente. Uma dica é criar um calendário semanal e incluir nele todas suas responsabilidades, desde as pessoais até as profissionais.

Inclua o estudo nos horários de maior concentração e performance, afinal, estudar esgotado não é uma boa ideia e é preciso respeitar o corpo também.

É importante avaliar se o que você precisa é de uma maior flexibilidade, para isso te indicamos o nosso post que conta como cursos online podem ser flexíveis e econômicos.

>> Saiba como: Cursos Online podem ser flexíveis e econômicos.

2. Estabeleça um local para estudar

Agora que já temos um calendário montado com todas suas obrigações e atividades, é hora de escolher um local apropriado.

O ideal é que o local seja o mais silencioso possível, que tenha uma escrivaninha adequada e sem distrações. Além disso, uma boa conexão com internet e um cômodo bem iluminado são pontos essenciais. Todos esses aspectos podem fazer, e muito, a diferença na hora de realizar seus estudos.

Caso a sua casa seja bastante movimentada, o seu quarto pode ser uma opção. Mas nada de estudar na cama, ter uma cadeira e uma mesa é essencial. Agora se o único ambiente que você dispõe é um cômodo compartilhado, como a cozinha, invista em técnicas como usar fone de ouvido com músicas que auxiliam na concentração.

Conversar e explicar para quem mora com você que naquele horário você precisa de cooperação é fundamental.

Se ainda ficou com dúvidas, leia o nosso conteúdo sobre como estudar em casa e obter bons resultados.

>> Confira: Como estudar em casa e obter bons resultados.

3. Monte um cronograma para as matérias que serão estudadas

Como você já possui um calendário semanal com suas obrigações é viável criar um com as matérias que você deseja estudar no dia a dia. Tente, se possível, intercalar as matérias em que possui mais facilidade com aquelas mais complicadas.

Uma orientação que o Estude Sem Fronteiras indica é mesclar os métodos de estudo entre os dias. Por exemplo, se um dia foi somente a leitura e fichamento de um conteúdo, no outro, tente fazer bastante exercícios para colocar o conteúdo fixado em prática.

4. Mantenha os horários fixos

Procure manter seus horários de estudos fixos. Organizar a sua rotina de estudos e manter um horário cria um hábito consistente e menos doloroso. Por isso, tente manter uma regularidade. Pode ser difícil no início, mas com o tempo seu cérebro se acostuma a realizar essas atividades.

5. Tenha ao alcance todos os materiais necessários

Antes de começar a estudar, procure deixar tudo o que for necessário ao seu alcance, por exemplo, livros, cadernos, canetas, etc. Uma garrafinha d’água também é importante, já que a hidratação é importante para seu cérebro se manter ativo durante as atividades.

Além de evitar distrações nos momentos de buscar esses objetos, você economiza tempo e não prejudica seu rendimento.

6. Evite distrações

Super importante para a rotina de estudos. Lembra quando mencionamos sobre ter uma boa internet? Bem, isso não significa que você possa ficar olhando suas redes sociais a cada 5 minutos. Silencie as mensagens, mas apenas se não estiver esperando alguma ligação ou mensagem importante.

Se possível, evite também os televisores. Você pode conhecer mais sobre as implicações que a tecnologia pode trazer à memória humana em nosso blog.

>> Leia também: As implicações da tecnologia na memória humana.

Um mínimo detalhe e distração pode tirar completamente seu foco e concentração, o que não é nada bom para sua rotina de estudo. Se precisar, defina minutos de foco, a cada 25 minutos de concentração total 2 minutos de descanso é concedido.

7. Cuide do corpo

Pode não parecer, mas criar uma rotina e um hábito nos estudos consome energia. Principalmente se as atividades ainda estão em processo.

Todas essas tarefas irão exigir bastante do nosso corpo. Garantir uma boa alimentação e atividades físicas são pontos fundamentais para ter mais energia, foco e disciplina durante os estudos.

8. Faça pausas

É de suma importância que pausas e alguns momentos de repouso estejam presente em sua rotina de estudos. Descansar a mente de tempos em tempos te ajuda a ganhar fôlego. Procure realizar hobbies que não requerem muito tempo e que se encaixam com o seu cronograma.

Uma orientação é aproveitar esse intervalo para fazer alongamento ou outras atividades que ajudam a relaxar a mente e o corpo.

9. Invista em métodos de estudo diferentes

Uma técnica muito conhecida é a do Pomodoro, em que você se dedica a estudar por 25 minutos com total foco e concentração e faz pausas de 5 minutos logo em seguida. Isso se repete por 4 vezes e no final, a sua última pausa pode ser por volta de 30 minutos.

No entanto, existem muitas outras técnicas que se adéquam a diferentes estilos.

10. Separe um tempo para revisão

Voltar em um assunto que já foi estudado é entediante e pode causar a sensação de que não estamos progredindo.

Porém, sem o hábito de revisão, todo o conteúdo estudado pode ser facilmente esquecido. Existe a chamada “curva do esquecimento” em que 50% do que aprendemos em um dia pode ser esquecido dentro de 24 horas. Da mesma forma como você programou uma rotina de estudos, procure a mesma energia no momento da sua revisão.

Pode-se criar algumas formas de revisar o conteúdo, por exemplo, elaborar mapas mentais, criar flashcards, etc.

CURSOS ONLINE PARA ENEM E VESTIBULAR

Benefícios de uma rotina de estudos

O estímulo que recebemos durante as aprendizagens aumenta nosso domínio em compreender mais assuntos e conteúdos variados, por isso, desenvolver um hábito é um processo que leva tempo e que pode funcionar de um jeito diferente para cada pessoa.

Disciplina e manter uma frequência são dois fatores primordiais para que sua rotina de estudos tenha eficácia. Para motivar você a criar essa rotina, o Estude Sem Fronteiras traz os benefícios que esse hábito de estudo pode lhe trazer:

  • Uma maior produtividade em qualquer atividade que você faça. Ter a sensação de ser produtivo vai muito além dos estudos. Pode ser benéfico na vida profissional e pessoal;
  • Nos dias de estudo, te sobra mais tempo para cuidar de si mesmo e aproveitar mais tempo com sua família;
  • Seus objetivos podem ser alcançados com mais facilidade se mantiver uma rotina de estudos. Além de adquirir conhecimento nos conteúdos, você ganha mais confiança para enfrentar qualquer desafio que apareça;
  • Adquirir mais foco em todas as atividades necessárias, para além dos estudos.

Lembre-se: tudo no início deve ser feito de acordo com seu limite, e aumentando conforme o tempo. É preciso atenção quanto a sua saúde mental, pois ela é tão importante quanto sua saúde física.

Conheça o Estude Sem Fronteiras

Invista em sua formação a partir de qualquer lugar do Brasil. Nós contamos com os melhores profissionais e materiais atualizados para te garantir relevância no mercado de trabalho e uma formação humanizada. Com apenas alguns cliques, você pode se inscrever em um de nossos cursos online e iniciar ou mesmo ampliar sua carreira profissional!

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de extensão online, cursos de aperfeiçoamento online, Pós-Graduação e MBA EAD

aluna segurando livro

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos Online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS !

Esperamos que esse texto te ajude a criar uma rotina de estudo e que você tenha sucesso nos seus objetivos.

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faculdade Metropolitana