Faculdade Metropolitana
Lousa de cor verde ocupando a maior parte da imagem, com equações matemáticas escritas por toda sua extensão, em giz branco.

Saiba o que é metodologia de ensino e seus tipos

A metodologia de ensino explica e detalha as diversas formas de se aprender e também de ensinar qualquer tipo de conteúdo. Por isso, entender quais são os tipos de metodologias é essencial para qualquer um, não somente para os profissionais da área de educação, mas também para qualquer cargo e posição que envolva ensinar, treinar ou repassar conhecimentos teóricos ou práticos.

Além disso, conhecer as metodologias de ensino é primordial na escolha da escola para uma criança, pois estas influenciam fortemente na aprendizagem e vida da criança. Isso acontece porque os métodos de aprendizagem podem variar de criança para criança, ou seja, o que pode funcionar para uma, talvez não dê certo e nem seja o ideal para outra.

Desta forma, o Estude Sem Fronteiras preparou um post detalhado sobre o que é metodologia de ensino, quais são suas vertentes e como escolher uma.

10 Principais Metodologias de Ensino:

MetodologiaCaracterísticas Centrais
TradicionalCentrada no professor
ConstrutivaCentrada no aluno
MontessoriIndependência ao aluno
FreireanaLiberdade através da educação
WaldorfPrática e vivência antes da teoria
PiklerAutonomia e segurança afetiva
Reggio EmiliaAluno como protagonista
LogosóficaDesenvolvimento mental, moral e físico
Célestin FreinetTrabalho prático e experimentação
Sala de Aula InvertidaAprendizado iniciado em casa

O que é Metodologia de Ensino?

Metodologia de ensino é o conjunto de técnicas, estratégias e recursos utilizados para ensinar e aprender conteúdos. É uma abordagem sistemática e organizada que visa tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e significativo para os estudantes.

De tal modo, um método de ensino pode se basear em perspectivas diferentes, sob a orientação dos professores, a partir de diferentes objetivos.

Cada instituição faz o uso de um método para atingir um objetivo e, assim, cada professor procura orientar o aluno conforme as diretrizes da escola e sua maneira pessoal de adaptar e passar aquele conteúdo.

Em um de nossos textos aqui no blog falamos mais sobre a Psicologia da Educação com as crianças. Vale a pena dar uma lida e se inteirar mais no assunto que está tão presente em nosso dia a dia!

> Acesse o post sobre Psicologia da Educação para se inteirar sobre o assunto!

>> Veja também: Curso Online de Psicologia da Educação – 180 horas

Diversos apetrechos e meios são usados no processo de aprendizagem. Estes podem variar desde os mais clássicos, por exemplo, a leitura, até os métodos mais modernos, como recursos visuais, sonoros e performáticos.

E quais são as Principais Metodologias?

Depois de entender o que é metodologia de ensino, veja abaixo quais são os principais métodos:

Sala de aula com mesas e cadeiras enfileiradas, onde crianças se sentam. Ao centro da sala, a professora estende a mão à criança.

1. Método de Ensino Tradicional

O mais usado em nosso país e no mundo inteiro: é o ensino centrado no professor, em que consiste numa exposição de conteúdo e cobrança. Além das aulas expositivas, se tem uma pressão por resultados positivos e conta com a reprovação daqueles alunos que não tem a média atingida conforme as diretrizes da escola.

CURSOS ONLINE PARA PROFESSORES PÓS-GRADUAÇÃO EAD PARA PROFESSORES

2. Metodologia de Ensino Construtiva

Ao contrário do ensino tradicional, esse método visa colocar o aluno como o centro, e não o professor. Com isso, o aluno consegue desempenhar um papel mais ativo no processo de aprendizagem, fazendo com que seu senso crítico evolua por meio dos questionamentos.

Essa ideia surgiu a partir do psicólogo suíço Jean Piaget. Para ele, as interações entre o meio e o sujeito ocasionam uma construção do conhecimento.

Nesse caso, as turmas precisam ser menores, de modo que as experiências dos alunos possam contribuir para o aprendizado de cada indivíduo. Dessa maneira, cada aluno tem a oportunidade de ser a própria estrela do seu processo de aprendizagem e se desenvolver no seu tempo.

3. O Método Montessori

>> Curso Online de Introdução ao Método Montessori

Essa metodologia foi desenvolvida pela educadora italiana Maria Montessori, após uma série de pesquisas científicas. A metodologia é focada na independência das crianças e o seu conceito é simples: as crianças conseguem aprender sozinhas e devem ser estimuladas a exercerem atividades de autonomia, de iniciativa e independência.

Nesse processo, o professor adota um papel de guia no processo.

Duas crianças do sexo masculino sentadas lado a lado enquanto leem um livro.

Resumidamente, esse método oferece muito mais liberdade ao aluno em relação ao aprendizado.

As salas de aula não possuem uma forma tradicional de ensino, como carteiras enfileiradas. Os formatos utilizados, por exemplo, são em U ou com um ambiente diversificado. As carteiras, cadeiras e outros utensílios são da altura dos alunos.

No local são disponibilizados objetos próprios para a estimulação do aprendizado. As atividades são também distribuídas pela sala e o estudante tem a possibilidade de escolher o que fazer naquele dia.

Pós-Graduação EAD em Método Montessori na Educação

4. Método Paulo Freire

Paulo Freire, um dos educadores mais conhecidos no Brasil, criou esse método. Também conhecido como Educação Libertadora, compreende que o aluno pode se libertar através do conhecimento. Nesse conceito, o que o aluno já tem de conhecimento é valorizado e desenvolvido. Muito utilizado nas alfabetizações e em pedagogias direcionadas para o ensino fundamental.

Nesse método de ensino, existem três fases no processo de desenvolvimento do pensamento crítico. Sendo elas:

  • Investigação temática: Aqui o professor deve conhecer a fundo, desde o conceito social até suas aptidões. A partir desse ponto, o professor planeja as temáticas a serem estudadas em sala de aula. Ou seja, tudo é com base nas experiências de vida.
  • Tematização: Professor e alunos, de maneira coletiva, decifram os temas escolhidos. Feito isso, é criado um problema relacionado ao assunto e este deverá ser solucionado.
  • Problematização: Aqui a visão crítica começa a tomar forma. A motivação é colocar a mão na massa e criar soluções para os problemas.

Para este conceito apresentado, o diálogo se mostra como a melhor ferramenta para o aprendizado. Assim, o aluno entende melhor o mundo através do conhecimento e a educação se transforma em liberdade.

5. Metodologia Waldorf

Com uma abordagem humanista, Rudolf Steiner desenvolveu essa metodologia visando um ensino interdisciplinar, prático e artístico. Nesse método a vivência e a prática vem antes dos elementos teóricos.

Ou seja, ela consiste no desenvolvimento físico, emocional e intelectual dos alunos através do equilíbrio entre a razão e a sensibilidade. Esse processo vai além de um método de ensino.

Se quiser saber mais sobre como é o processo desse desenvolvimento, acesse nosso post detalhado sobre psicomotricidade e sua importância na aprendizagem infantil!

>> Leia também no blog ESF: A Psicomotricidade para a Aprendizagem na Educação Infantil

Acesse o nosso curso online de Psicomotricidade na Escola para ter ainda mais propriedade sobre o processo de desenvolvimento no ambiente escolar!

CURSO ONLINE DE Psicomotricidade na Escola - 180 horas

Pós-Graduação EAD em Psicomotricidade

Essa metodologia tem seu ensino organizado em ciclos, assim, há pautas interdisciplinares com práticas manuais. Por exemplo, atividades como artesanato, marcenaria e outras que possam desenvolver ainda mais os potenciais presentes nos alunos.

Não pense que isso se aplica apenas a crianças. Cada educador é responsável por uma turma durante os primeiros sete anos, e é ensinado sobre todas as disciplinas. No ensino médio, há professores especialistas em cada matéria específica. Até esse período ainda se tem a figura pedagógica.

6. Abordagem Pikler

Com semelhanças a metodologia de ensino Montessori, esse sistema foi desenvolvido por Emmi Pikler e é voltado para os indivíduos e sua formação através de liberdade e autodeterminação, para poder obter e desenvolver seus conhecimentos.

Esse método tem como ponto central creches e escolas que se dedicam aos primeiros anos de processo de aprendizagem.

Tem um foco maior em crianças de até três anos, é explorado a autonomia e a segurança afetiva e social através das interações entre os próprios alunos. Ou seja, o método tem como base ser aplicado na capacidade que o aluno tem de aprender.

7. Abordagem Reggio Emilia

Esse sistema educacional foi desenvolvido pelo Loris Malaguzzi, um pedagogo da Itália. O nome dessa metodologia de ensino é derivado de uma região italiana, que sofreu muito com a Segunda Guerra Mundial. E foi com essa necessidade que o método nasceu.

Criança segurando e brincando com um cubo colorido em seu colo.

O conceito desse sistema é basicamente a criança como protagonista no desenvolvimento do conhecimento, com ajuda dos professores e da família. Ou seja, os educadores colocam-se em uma posição em que eles aprendem com os alunos.

Assim, a aprendizagem é pautada na participação de todos os alunos, por isso, ela jamais será a mesma. Resumidamente, a forma de pensar e o conhecimento são constantemente reconstruídos.

CURSOS ONLINE PARA PROFESSORES

8. Método Logosófico

Esse método visa trazer o autoconhecimento e aperfeiçoamento em um procedimento de evolução consciente experimentado tanto pelos alunos quanto pelos professores.

A sala de aula possui um limite de alunos, pelo motivo dos educadores poderem acompanhar o desenvolvimento mental, físico, sensível e moral deles com uma maior atenção.

Os ensinamentos obtidos, tanto na escola como em casa, servem como base para um humano empático voltado para as boas atitudes. Nesse caso, é necessário um empenho em conjunto entre a família e a escola no processo.

9. Método Freinet

Essa metodologia tem como objetivo trazer um ensino menos teórico e mais conectado à vida. Tem-se a ideia de que a educação deve preparar o aluno para a realização de um trabalho.

A experimentação nesse método é o objeto principal de incentivo, pois é reconhecido que ela permite progressões no processo de aprendizagem. Em relação aos materiais didáticos, eles possuem um papel secundário. Isso se deve por entenderem que eles não fazem parte da realidade da criança, ou seja, não agregam em questões de estímulo ao aprendizado.

Nesse tipo de metodologia de ensino, a realidade é considerada fundamental. São incentivadas práticas em trabalhos coletivos, como por exemplo, jornais escolares, trabalhos em grupo, aulas-passeios e troca de informações entre os estudantes.

Também é estimulado a ligação da comunidade com o ambiente político e social, apenas no entorno da escola e não de maneira geral, como também diversas maneiras de participação e colaboração.

PÓS-GRADUAÇÃO EAD PARA PROFESSORES

10. Metodologia da Sala de Aula Invertida

Um dos maiores exemplos de metodologia ativa. Como o próprio nome já diz, esse é um dos tipos de metodologias de ensino com o modelo invertido em relação ao tradicional. Tem como característica o seu tipo híbrido e o uso da tecnologia.

Por se tratar de uma inversão, o aprendizado não começa em sala de aula e sim em casa. O aluno é quem terá que pesquisar, na internet ou em materiais online, sobre os temas passados previamente em sala. Assim, a criança já chega com o conhecimento em mente e debate com os colegas e os professores das respectivas matérias.

Com essa metodologia de ensino é possível a otimização de tempo, ou seja, em sala o assunto pode ser aprofundado com mais calma e as dúvidas melhores esclarecidas. Além disso, após a aula, o aluno pode aprender ainda mais com os materiais digitais que os professores podem disponibilizar.

Algumas características importantes que englobam esse método de ensino:

  • Protagonismo;
  • Flexibilidade;
  • Colaboração;
  • Autonomia.

Como escolher uma metodologia de ensino para o contexto escolar?

Antes que escolha uma metodologia, seja para trabalhar como educador ou para decidir qual sistema será o mais apropriado para uma criança, tenha ciência de que nenhuma delas é a melhor ou que uma funciona mais do que a outra. Cada metodologia se enquadra em uma instituição, levando em conta suas propostas e diretrizes.

Portanto, é fundamental saber escolher a certa para que não haja adversidades futuramente. Antes da escolha, é necessário levar em conta algumas dicas, como:

Estude as diretrizes da escola

As escolas têm um propósito nas bases de suas criações e tal informação normalmente fica sob tutela dos diretores. Então, busque saber qual é o projeto da escola, pois é preciso que as diretrizes estejam de acordo com as propostas para a escolha correta de uma metodologia.

É essencial avaliar se não existem oposições que possam depreciar a escola perante pais, professores e alunos.

Conheça todas as possibilidades dentro das metodologias

Assim que conhecer melhor as diretrizes da escola, fica mais fácil escolher um método. Pesquise e procure entender tudo a respeito dessas metodologias, desde a criação até avaliações de outros pais que aderiram.

Faça testes práticos de como as metodologias funcionam

Caso a escola já conte com a metodologia tradicional e considere outras alternativas, é ideal a realização de testes com os alunos.

A melhor forma de verificar qual o método certo é colocar os alunos frente a essa nova realidade. Os professores são uma fonte de consulta confiável por terem maior controle da situação e a família concordar com o método é crucial para que a criança receba estímulos de ambos os lados.

Agora que você já sabe o que é metodologia de ensino e seus principais tipos, aproveite para conhecer os melhores métodos de estudo!

>> Leia também nosso conteúdo sobre Métodos de Estudo: Conheça os melhores métodos de estudo e como eles podem te ajudar!

Veja todos os Cursos Online para Professores que o Estude Sem Fronteiras oferece!

ACESSE OS CURSOS ONLINE!

Conheça o Estude Sem Fronteiras

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento, Aprimoramento e Pós-Graduação 100% online.

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos de Aperfeiçoamento e Pós-Graduação Online!

Assista ao vídeo explicativo para entender porque vale a pena fazer parte da Faculdade Metropolitana:

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de extensão online, cursos de aperfeiçoamento online, Pós-Graduação e MBA EAD

>> Garanta uma Bolsa de Desconto para os cursos de Pós-Graduação EAD da Faculdade Metropolitana

aluna segurando livro

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos Online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD!

CONFIRA NOSSOS CURSOS!

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

1 comentário

Faculdade Metropolitana