Faculdade Metropolitana
mesa com gráficos calculadora e cofrinho de moedas

Aprenda sobre orçamento empresarial e como cuidar do seu dinheiro

Aprenda sobre orçamento empresarial e como cuidar do seu dinheiro

Provavelmente você já deve ter se perguntado em algum momento quanto a sua empresa está lucrando, ou então quais serão as despesas no fim do mês, ou ano. E indo mais além, qual a sua projeção de custos e investimentos? Todas essas perguntas são comuns entre os empreendedores e para responder todas elas, existe um planejamento que pode auxiliar nesses momentos.

O orçamento empresarial é uma espécie de documento que as organizações utilizam para planejar os ganhos, despesas e investimentos que terão dentro de 1 a 3 anos, na maioria das vezes. Depende de qual setor a empresa se encontra. Algumas projeções podem ir até uma década, muito utilizada em empresas de exploração, como de petróleo, ou concessão.


Mas como funciona exatamente um orçamento empresarial? Existem modelos e tipos variados? O Estude Sem Fronteiras, neste artigo, irá te mostrar com mais detalhes esse planejamento que é muito necessário, além de mostrar como elaborar um. Confira logo abaixo o artigo.

O que é orçamento empresarial?

Como dissemos anteriormente, o orçamento empresarial é um documento fundamental de planejamento financeiro feito para projetar as despesas e receitas de uma empresa em um determinado período. Ele pode ser elaborado mensalmente ou anualmente, o que pode depender do setor que a empresa se encontra ou do planejamento estratégico.

pessoa fazendo contas com calculadora

O objetivo deste documento é de auxiliar o que todas as empresas desejam, a qual é gastar menos do que ganha e otimizar seus lucros. E isso pode ser feito de várias formas com esse planejamento, como o investimento em áreas de conciliação da empresa e novas tecnologias, captação de colaboradores capacitados, novas estratégias e etc.

Em quesito de investimentos, você pode fazer a capacitação de seus colaboradores ou a si próprio com cursos específicos que tratam sobre orçamento empresarial, por exemplo, alguns cursos de extensão e aprimoramento.

>> Veja mais sobre cursos em: Cursos Para Aprimorar Nosso Conhecimento

Dessa forma vemos que o uso de uma orçamento empresarial pode auxiliar nas projeções da organização, detalhando mais nos resultados que terão em meses, semestres ou anuais. Com este documento em mãos, se pode ter uma maior definição das metas, uma economia mais organizada, além de poder acompanhar com mais detalhes a evolução da empresa.

Tipos de orçamento empresarial

Para que o planejamento do orçamento empresarial de sua companhia tenha uma maior assertividade, é preciso conhecer quais são os tipos existentes atualmente. É importante, pois assim você terá um maior panorama de qual o mais adequado ao seu planejamento estratégico.

Abaixo você pode conferir mais sobre quais são os tipos de orçamento empresarial e suas definições.

Orçamento base zero

Para este tipo, temos que cada setor da empresa precisa discriminar todos os gastos possíveis e ficam responsáveis pelo planejamento de um orçamento de cada centro de custo, mas tendo início desde o zero.

Ele parte de um princípio que os gastos que ocorreram em um ano ou mês anterior não irão acontecer novamente, pois ele trata que sua empresa não terá os mesmos gastos em operações e funções nas próximas projeções.

Por ser um modelo que não considera os fatores históricos da empresa, ele pode acabar levando muito tempo para ser planejado, já que é preciso ter um alinhamento das metas, objetivos bem definidos, além de que todos os gestores precisam concordar. Mas o lado positivo é que durante o desenvolvimento deste orçamento empresarial, alguns processos que não estejam de acordo com os valores e missão da empresa podem ser descartados.

Orçamento histórico

Este modelo se baseia em uma espécie de exercício anterior para os planejamentos futuros. E para isso, ele faz a análise da receita, despesas e custos da empresa, podendo adicionar uma porcentagem de redução ou crescimento, conforme os objetivos e metas estipulados pela organização.

mulher fazendo cálculos com calculadora

Um dos grandes benefícios desse modelo é pela sua rápida implementação. Ele é bastante utilizado pelas empresas e possui um perfil mais conservador, além de estar a um bom tempo em uso por elas.

Por se tratar de um planejamento mais conservador, podem existir métodos em que são ensinados em outros cursos, por exemplo, na administração. Leia em nosso blog, onde mostramos os benefícios do curso de administração para a carreira profissional, que pode contribuir para seu colaborador.

>> Veja mais sobre cursos em: Benefícios do curso de Administração para a Carreira Profissional

Mas atenção para não incitar em gastos desnecessários. É importante fazer o alinhamento com os gestores de todas as áreas e ver quais são as necessidades dos setores, visando um melhor caminho para não haver um comprometimento com as finanças.

Orçamento matriarcal

Este modelo, que também pode ser denominado como gerenciamento matriarcal de despesas (GMD), é um método utilizado para ter um maior controle e planejamento orçamentário, e que muitas empresas utilizam para criação de seu orçamento empresarial. Isso se deve pela facilidade de elaboração e de uma visão cruzada e objetiva que a sua análise proporciona.

Partindo desse princípio de visão cruzada, ele não faz um planejamento com base nos centros de custo, mas sim de entidades e pacotes, que podem ser definidos como:

  • Entidade: Subdivisões da empresa, podendo ser física ou virtual, como unidade de negócios e departamentos;
  • Pacotes: São os grupos de receita da empresa, como investimentos, despesas, custos e etc.

E sua implementação tem como base 3 princípios:

  • Acompanhamento sistemático: Consiste em instituir uma maior dinâmica maior de acompanhamento dos resultados, tendo uma maior definição das metas e de possíveis erros de desvio;
  • Desdobramento de gastos: Aqui, todas as definições de metas e gastos devem ser detalhados até um nível orçamentário;
  • Controle cruzado: Toda a despesas orçadas devem ser controlada por 2 pessoas.

Como elaborar um orçamento empresarial

Agora que compreendemos melhor o que é um orçamento empresarial e quais os seus tipos, está na hora de entendermos melhor como colocar em prática toda essa organização.

homem utilizando calculadora

Claro que toda essa organização pode levar um tempo, mas assim que estabelecido, pode render bons resultados a organização. Confira abaixo algumas etapas essenciais no momento de criar um orçamento empresarial:

1. Crie um diagnóstico financeiro

Antes de tudo, é preciso fazer uma análise geral de todo sua condição financeira. Para isso é necessário o levantamento de relatórios e informações referentes a anos passados ou meses. Quanto mais informações, melhor será a criação de um diagnóstico financeiro.

2. Faça uma lista das metas e objetivos

Para todo isso, é preciso fazer uma estipulação dos objetivos e metas que estejam dentro deste orçamento. Com isso, será possível medir e metrificar se os objetivos estão sendo alcançados.

3. Projeção baseada em dados

Toda projeção é baseada com o que aconteceu e dos resultados anteriores. Entenda qual setor a sua empresa se encontra e procure criar metas para seu orçamento que sejam possíveis de serem alcançadas.

4. Avalie a receita

Além da receita que a sua empresa gera com, por exemplo, venda dos produtos e serviços, é preciso contar também com a renda externa que é recebida. Por isso, toda fonte de renda deve ser contabilizada para que o orçamento empresarial fique completo.

5. Detalhe as despesas e custos

Agora que você tem mais informações sobre seu fluxo de caixa, é hora de entendermos com mais detalhes aquilo que pode ser evitado, ou seja, entender quais são seus custos e despesas. Isso pode ser feito junto dos responsáveis e gestores de cada setor, para analisar melhor os gastos de meses anteriores.

Existem algumas despesas que podem ser evitadas, como em viagens corporativas. Muitas vezes o colaborador não tem um controle tão eficiente do orçamento e acaba excedendo o limite estipulado, fazendo a empresa arcar com os custos.

Leia mais sobre: Aprenda a importância da ética profissional no ambiente de trabalho.

Com este artigo, podemos perceber que sim, ter um orçamento empresarial muito bem-planejado pode ajudar a empresa entender melhor suas metas financeiras. E existem estudos e cursos que muitos colaboradores investem, para ter um conhecimento mais amplo sobre finanças. Essa é uma excelente forma da empresa investir no futuro, trazendo mais conhecimento aos seus colaboradores.

Conheça o Estude Sem Fronteiras

Invista em sua formação a partir de qualquer lugar do Brasil. Nós contamos com os melhores profissionais e materiais atualizados para te garantir relevância no mercado de trabalho e uma formação humanizada. Com apenas alguns cliques, você pode se inscrever em um de nossos cursos online e iniciar ou mesmo ampliar sua carreira profissional!

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento, Aprimoramento e Pós-Graduação de forma 100% online.

aluna segurando livro

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos de Aperfeiçoamento e Pós-Graduação Online!

ACESSE NOSSOS CURSOS!

Continue lendo nosso blog e veja mais informações com conteúdos completos. Até o próximo post!

Juliana Leonardo de Oliveira Bergamini

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - FEA-USP. Experiência nos ramos bancário e de consultoria em projetos nacionais e internacionais de Controladoria, de Análise de Viabilidade Financeira e do Agronegócio. Docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de negócios na Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana