Pós-graduação em psicologia – Tipos e como escolher a melhor opção

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Imagem de uma psicologa realizando um atendimento a uma mulher jovem segurando uma prancheta na mão.

Seja em uma estratégia de recolocação profissional ou na busca por um currículo acadêmico diferenciado em relação à concorrência, a pós-graduação é ideal para quem deseja se especializar e aprofundar seus conhecimentos. Quem busca uma pós-graduação em psicologia tem ainda mais motivos para embarcar nessa jornada.

Com um mercado cada vez mais concorrido e exigente, os psicólogos buscam ampliar as oportunidades por meio de especializações em algumas áreas. Agora, chegou sua vez de optar pela melhor pós-graduação para continuar se aprofundando nos estudos a respeito da mente humana. Continue a leitura e confira tudo que preparamos para facilitar sua escolha!


Opções de pós-graduação em psicologia no mercado

O campo da psicologia é aquele que estuda as emoções, as impressões e os comportamentos do ser humano, é claro que uma ciência ampla como essa não poderia ser esgotada apenas no tempo da graduação. Por isso mesmo a pós-graduação para formados em psicologia é tão procurada por quem deseja ampliar o conhecimento e se colocar melhor no mercado de trabalho.

Confira em detalhes as pós-graduações mais buscadas por psicólogos e já escolha a que melhor se adapta ao seu perfil:

Psicologia infantil

Psicopatologias, desenvolvimento infantil e saúde mental da criança são algumas das matérias estudadas na pós em psicologia infantil. Com duração de 600 horas, essa pós é realmente interessante para quem deseja se aprofundar nas teorias clínicas infantis e escolas psicológicas.

A aprendizagem e motivação dos pequenos também é objeto de estudo da psicologia infantil, o que torna profissionais com essa especialização mais capacitados para o trabalho com necessidades educacionais. Tanto os pontos de discussão teóricos quanto às metodologias nesse campo serão mais aprofundadas.

Leia também: Psicologia da educação: o que é, funções, abordagens e mais

Psicologia Social

A pós-graduação em psicologia social dura cerca de 9 meses e é muito procurada não apenas por psicólogos, mas também pelos graduados no curso de sociologia que desejam se aprimorar na área. O desenvolvimento de um psicólogo social com formação crítica e conhecimento aprofundado em diferentes linhas de pensamento é o foco dessa pós.

A grade curricular é riquíssima e abrange conhecimentos indispensáveis para o psicólogo social, desde implicações de ordem social até a análise das bases da psicologia social no contexto sócio-histórico-cultural-econômico. Quem deseja obter informações com maior clareza no espectro social de um objeto ou foco de estudo também tende a escolher essa opção de pós-graduação.

Psicologia hospitalar

A pós-graduação em psicologia hospitalar é bastante ampla no sentido de público alvo, que varia entre estudantes de psicologia, medicina, enfermagem e outras faculdades relacionadas à saúde. Ela pede um tempo de 10 meses para ser concluída e leva em consideração o estado mental do paciente em diferentes estágios de seu quadro.

Proporcionar conforto, saúde e bem-estar durante todo o ciclo de vida do ser humano é o objetivo de qualquer psicólogo. Para um paciente que sofre com um lento ou rápido processo de adoecimento, o papel do psicólogo é ainda mais importante. Ele irá entender a situação e desenvolver um diagnóstico que contribua no processo de restabelecimento do bem-estar.

A pós em psicologia hospitalar é um ramo pouco ou nada desenvolvido em muitos países, a importância do psicólogo capacitado para a ação em hospitais não pode ser medida, já que pode fazer uma diferença extrema na vida do paciente. Felizmente, o estudo da psicologia aplicada em ambientes hospitalares vem crescendo no Brasil. Veja algumas das matérias abordadas:

  • Cuidados Paliativos I e II;
  • Trabalho do psicólogo no meio hospitalar;
  • Saúde mental aplicada a diferentes etapas do ciclo da vida;
  • Psicoterapia em grupos com contexto de crise.

Neuropsicologia

Basicamente, a junção da neurologia com a psicologia deu início a uma aplicação que busca entender a relação entre cérebro e as ações do ser humano. O aprofundamento nas escolas psicológicas, bem como o desenvolvimento cognitivo e o sistema nervoso, são profundamente estudados pelo psicólogo que escolhe a pós em neuropsicologia.

Com uma carga horária de 700 horas – entre 7 e 8 meses para conclusão – essa pós-graduação é voltada para todos aqueles que já concluíram sua formação no campo da psicologia. Vale ressaltar ainda o aprofundamento em distúrbios do sistema nervoso e suas respectivas análises por meio de instrumentos avaliativos.

As pessoas que se interessam pelo funcionamento do cérebro, bem como aspectos mais específicos como funções cognitivas e patologias, com certeza vão gostar dessa pós. Existe também a possibilidade do profissional formado trabalhar com testes e avaliações neuropsicológicas!

Psicanálise

Quem tem mais afinidade com a vertente de pensamento psicanalista e deseja se aprofundar nessa temática pode escolher a pós-graduação em psicanálise, que aborda tanto aspectos epistemológicos quanto técnicos. Todas as pessoas formadas na área da saúde podem aprofundar seus conhecimentos na teoria de Sigmund Freud.

Os módulos de terapias analíticas em diferentes fases da vida também são amplos e abrem um leque de possibilidades para o profissional formado. Essa pós tem a duração de 10 meses e ainda aborda muitos outros nomes importantes do ramo além de Freud, tais como:

  • Psicanálise em Klein
  • Psicanálise em Winnicott;
  • Psicanálise em Jung;
  • Psicanálise em Lacan;
  • Psicanálise em Reich;
  • Outros autores contemporâneos da psicanálise.

Leia também: Cursos na área da saúde e a importância da certificação

Psicologia Clínica

Ainda pensando em figuras como Sigmund Freud e Carl Jung, chegamos a pós-graduação em psicologia clínica. Essa vertente com duração de 10 meses aborda e aprofunda conhecimentos mais clássicos dentro da psicologia, como a avaliação psicológica e a psicoterapia em intervenção de crises.

Dar espaço para que o paciente conte sua história e ajudar no fechamento de um diagnóstico que impacte positivamente o bem-estar emocional do mesmo são habilidades aprofundadas no psicólogo com essa pós. Não é por acaso que matérias como psicodiagnóstico e psicoterapias aplicadas em casos clínicos estão presentes nessa grade.

Psicologia das Emergências e dos Desastres

Nem precisamos dizer o quanto esse curso de pós-graduação é apreciado no mercado atualmente. Acontecimentos como a pandemia, além de desastres e emergências em larga escala no país, demonstraram a importância de profissionais da psicologia especializados nesse tipo de cuidado. Veja alguns dos conteúdos abordados nessa pós:

  • Transtorno do estresse pós traumático;
  • Depressão e transtorno de ansiedade;
  • Suicídio;
  • Luto.

O tempo de duração do curso varia bastante de acordo com a grade curricular, mas vale ressaltar a importância dessa especialização nos tempos atuais. Grandes catástrofes e desastres geram perdas inimagináveis para as famílias, o psicólogo formado nessa pós adquirem habilidades e conhecimentos que fazem toda a diferença nesse momento.

Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico

Se você deseja partir para o atendimento mais geral e ajudar diferentes públicos na resolução de seus problemas, considere a pós-graduação em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico. Testes projetivos, como a clássica mancha no papel, e psicométricos são comuns na rotina do psicólogo com essa pós.

Aspectos teóricos, técnicos e práticos são abordados com extrema clareza durante os 6 meses de curso, tudo visando o melhor desempenho do profissional em suas avaliações psicológicas.

Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo — ABA

Infelizmente, pessoas com o transtorno do espectro autista ainda sofrem bastante com o convívio social. As formas de tratamento especializadas e abordagens com ampla fundamentação chegam para mudar esse cenário, e o psicólogo com essa pós é muito importante.

Os estudos sobre a terapia ABA no tratamento do autismo durante o curso – em média 420 horas – buscam possibilitar o ensino de comportamentos que ajudarão o paciente em sua adaptação. Os conceitos da Análise do Comportamentos são amplamente debatidos e aprofundados, o que impacta diretamente nos diagnósticos feitos pelo psicólogo.

Psicologia Organizacional e do Trabalho

O papel da psicologia para o melhor desempenho de profissionais em seu local de trabalho são um dos principais motivos para que essa pós seja cada vez mais requisitada no mercado. As demandas dentro desse contexto são amplas, fazendo com que a pós-graduação tenha um tempo de duração entre 1 ano e meio até 2 anos.

Lembrando que não são apenas os formados em psicologia que compõem o público alvo dessa pós. Aqueles que já concluíram o curso de Administração ou Gestão de Recursos Humanos também demonstram interesse na formação para uso corporativo.

Tanto a equipe de recrutamento da empresa quanto os gestores responsáveis pelo treinamento e desenvolvimento dos colaboradores serão positivamente impactados pelas matérias presentes na grade.

Psicologia na Oncologia

A descoberta e tratamento de um câncer tem impacto direto não apenas no paciente, mas para todos aqueles ao seu redor. Em momentos difíceis como esse a atuação do psicólogo oncológico é essencial, ele ajudará o paciente a entender seus sentimentos diante dos acontecimentos e também a melhor forma de lidar com a situação.

Diante desses acontecimentos, o profissional com pós em psicologia na oncologia age de modo a ajudar também a família do paciente. Temas como luto, medo da morte e cuidados paliativos são profundamente aprofundados na grade da pós, que possui um tempo de duração na média dos outros cursos.

Terapia Cognitivo Comportamental

A pós em Terapia Cognitivo Comportamental leva o psicólogo a se aprofundar na identificação de crenças, pensamentos e hábitos que podem influenciar negativamente nas emoções do paciente, bem como em seus comportamentos. Essa pós-graduação também é conhecida como TCC e possui um tempo mínimo de 6 meses para conclusão. Alguns dos conteúdos abordados são:

  • Terapia Cognitivo Comportamental com crianças e adultos;
  • Psicopatologias na infância;
  • Processos cognitivos;
  • Intervenção no suicídio;
  • Transtornos de humor na TCC;
  • Treinamentos de habilidades sociais no campo infantil.

Psicologia Positiva e Coaching

Você enxerga o campo da psicologia como uma área mais para entender e desenvolver as capacidades do ser humano do que simplesmente o estudo de doenças mentais? Então a pós-graduação em psicologia positiva e coaching é uma opção interessante para seguir os estudos após a graduação.

Temas como felicidade e bem-estar são profundamente abordados durante o tempo de curso, que pode variar bastante dependendo da instituição. As ferramentas de coaching também são trabalhadas nessa pós, visando sempre a competência emocional e a busca pelo bem-estar. Veja com mais detalhes o que espera os inscritos nessa pós:

  • Psicologia positiva aplicada;
  • Programação neurolinguística;
  • Método PERMA;
  • Organizações positivas;
  • Equilibrando as emoções;
  • Origem do estresse;
  • Teoria do bem-estar.

Como escolher a melhor especialização para o meu caso?

Definir objetivos claros para o curto, médio e longo prazo são passos importantes na hora de escolher uma pós-graduação, sem contar a análise de mercado no momento e com perspectiva para o futuro. No entanto, ressaltamos a importância de considerar a área em que você realmente deseja aprofundar seus conhecimentos.

Assim como todas as outras, uma pós-graduação para psicólogos exige planejamento e dedicação, já que os temas serão amplamente abordados e discutidos durante o curso. Considere o que você deseja para o seu futuro profissional e entenda como a grade daquela pós vai cooperar para o desenvolvimento dessa carreira!

Quanto tempo dura uma pós-graduação em psicologia?

A duração de uma pós-graduação para psicólogos dura cerca de 10 meses, podendo variar para 6 meses até 2 anos de curso. Escolher uma pós no campo da psicologia é interessantíssimo para os formados que desejam se destacar no mercado e ampliar suas perspectivas em torno de um objeto ou foco de estudo.

Qual área de pós-graduação em psicologia mais emprega?

Já era de se esperar que, com o rápido desenvolvimento tecnológico e a globalização, a atuação dos psicólogos no espaço corporativo fosse cada vez mais requisitada. Seja no estudo do comportamento do consumidor, na neuropsicologia aplicada ou mesmo no trabalho com Recursos Humanos, a pós-graduação nesse sentido é tendência para os psicólogos nos próximos anos.

Escolher um bom curso online com certificação é uma estratégia interessante para quem precisa driblar a correria da rotina na busca por especialização. Acesse nosso post exclusivo sobre o tema e entenda a importância dessa ferramenta para aliar flexibilidade e conhecimento na evolução profissional.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog do Estude sem Fronteiras e fique por dentro de muitos outros temas, notícias e dicas que ainda vamos abordar por aqui, visando sempre impactar positivamente o seu desenvolvimento.

Até a próxima!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Continue lendo: