Faculdade Metropolitana

Pós-graduação em psicologia – Tipos e como escolher a melhor opção

Seja em uma estratégia de recolocação profissional ou na busca por um currículo acadêmico diferenciado em relação à concorrência, a Pós-Graduação é ideal para quem deseja se especializar e aprofundar seus conhecimentos. Quem busca uma Pós-Graduação em Psicologia tem ainda mais motivos para embarcar nessa jornada.

>> Entenda mais sobre: Como fazer uma recolocação profissional estratégica e eficiente

Com um mercado cada vez mais concorrido e exigente, os psicólogos buscam ampliar as oportunidades por meio de especializações em algumas áreas. Agora, chegou sua vez de investir em seu futuro e continuar se aprofundando nos estudos a respeito da mente humana. Continue a leitura e confira tudo que preparamos para facilitar sua escolha!

Confira as opções de Pós-Graduação em Psicologia no mercado

O campo da psicologia é aquele que estuda as emoções, as impressões e os comportamentos do ser humano, é claro que uma ciência ampla como essa não poderia ser esgotada apenas no tempo da graduação. Por isso, a Pós-Graduação em Psicologia é procurada por quem deseja ampliar o conhecimento e ter um melhor crescimento no mercado de trabalho.

Confira em detalhes as especializações mais buscadas por psicólogos e escolha a que melhor se adapta ao seu perfil:

1. Psicologia infantil

Psicopatologias, desenvolvimento infantil e saúde mental da criança são algumas das áreas estudadas na especialização em Psicologia Infantil. Essa formação pode ser uma opção interessante para quem deseja se aprofundar nas teorias clínicas infantis e escolas psicológicas.

Profissional escuta atentamente a criança em sua frente falar. As duas estão em um ambiente clínico com brinquedos ao fundo.

A aprendizagem e motivação dos pequenos também é objeto de estudo da Psicologia Infantil, o que torna profissionais com essa especialização mais capacitados para o trabalho com necessidades educacionais. Assim, uma especialização nessa área irá se aprofundar dos pontos teóricos às metodologias práticas.

Uma Pós-Graduação completa em Psicologia Infantil deve tratar sobre as fases de desenvolvimento, os aspectos sociais, cognitivos e biológicos, além de tratar de forma humana e sensível a função de um Psicólogo Infantil.

Confira a Pós-Graduação EAD em Psicologia e o Desenvolvimento Infantil da Faculdade Metropolitana, oferecida pelo Estude Sem Fronteiras, 100% online e reconhecida pelo MEC! Com a carga horária completa de 600 horas, você terá acesso a um conteúdo atualizado, de qualidade e humanizado.

Clique no botão abaixo para conferir a grade curricular completa e as formas de pagamento:

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM PSICOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

>> Entenda mais sobre: Psicologia da educação: o que é, funções, abordagens e mais

>> Pós-Graduação EAD em Psicologia e Educação

2. Psicologia Social

A Pós-Graduação em Psicologia Social é muito procurada não apenas por psicólogos, mas também por profissionais formados em outras áreas. Como, por exemplo, graduados em cursos de Sociologia e Antropologia. Isso se dá pois o foco dessa especialização é em uma formação crítica com conhecimentos aprofundados em diferentes linhas do pensamento humano.

Por isso, a grade curricular desse curso deve ser riquíssima e abranger conhecimentos indispensáveis para um Psicólogo Social. Tais conhecimentos devem cobrir desde as implicações da ordem social até a análise das bases da Psicologia Social, sempre levando em conta os contextos sociais, históricos, culturais e econômicos.

Portanto, essa especialização pode ser pode ser útil e interessante para todos que desejam se informar com profundidade sobre um objeto de estudo no campo social. Caso você seja um desses interessados no aspecto psicológico da sociedade, conheça um pouco mais sobre os nossos cursos de Pós-Graduação EAD em Psicologia Social e Comunitária e Pós-Graduação EAD em Psicologia Social e Antropologia.

Acesse o botão para maiores informações:

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM PSICOLOGIA SOCIAL E COMUNITÁRIA

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM PSICOLOGIA SOCIAL E A ANTROPOLOGIA

3. Psicologia hospitalar

A especialização em Psicologia Hospitalar é bastante ampla no sentido de público alvo. Portanto, pode variar entre estudantes de Psicologia, Medicina, Enfermagem e outras formações relacionadas à saúde.

Dentro da área da Psicologia, o curso tem como objetivo estudar e analisar as condições do estado mental de um paciente cuja realidade é viver no ambiente hospitalar. Ou seja, a Psicologia Hospitalar acompanha a saúde mental do paciente em durante os diversos estágios de diagnóstico dentro de um hospital.

Afinal, proporcionar conforto, saúde e bem-estar durante todo o ciclo de vida do ser humano é o objetivo de qualquer profissional da área da Psicologia. E quando se trata de um um paciente que sofre com um lento ou rápido processo de adoecimento, o papel do psicólogo é ainda mais importante.

Pois é o profissional especializado nessa área que irá entender, validar e desenvolver o emocional do paciente, que contribua no processo de restabelecimento do seu bem-estar durante um diagnóstico.

Apesar de muito necessária, a Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar é um ramo pouco desenvolvido em diversos países. Tal profissão é de suma importância, pois um psicólogo capacitado para a ação em hospitais pode fazer uma diferença extrema na vida do paciente. Felizmente, o estudo da Psicologia Hospitalar vem crescendo no Brasil.

Veja algumas das matérias abordadas na Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar aqui no Estude Sem Fronteiras:

  • Funções Psíquicas I e II;
  • Estruturas Clínicas e Psicopatologias;
  • O contexto hospitalar e a Psicologia;
  • Cuidados paliativos;
  • Psico-oncologia.

Clique no botão e acesse o site para checar mais informações sobre o curso:

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR

4. Pós em Neuropsicologia

A junção das áreas de Neurologia e Psicologia deu início a uma aplicação que busca entender a relação entre cérebro e as ações do ser humano.

Assim, o aprofundamento nas escolas psicológicas, bem como o desenvolvimento cognitivo e o sistema nervoso, são os temas estudados pelo psicólogo que escolhe a Pós em Neuropsicologia. Além disso, o curso também foca em distúrbios do sistema nervoso e suas respectivas análises por meio de instrumentos avaliativos.

Portanto, essa especialização pode ser a opção certa às pessoas que se interessam pelo funcionamento do cérebro e suas especificidades, como funções cognitivas e patologias. Para os profissionais que se formam na área, há a possibilidade de trabalhar com avaliações e testes neuropsicológicos.

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM NEUROPSICOLOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM NEUROPSICOLOGIA COM ÊNFASE EM AVALIAÇÕES

5. Psicanálise

Para aqueles que possuem maior afinidade com a vertente de pensamento psicanalista e desejam se aprofundar nessa temática, a Pós-Graduação em Psicanálise é o caminho certo.

Deste modo, a grade dessa especialização visa tratar tanto de aspectos epistemológicos quanto técnicos. Portanto, todos aqueles que se formarem nessa área poderão focar, mais especificamente, na teoria de Sigmund Freud.

Em ambiente clínico, uma criança senta no colo de sua mãe e pai. Em suas frentes, uma profissional psicóloga. Todos sorriem.

Além de ser uma ótima forma de ampliar seus conhecimentos acadêmicos, os módulos de terapias analíticas são amplos e abrem um leque de possibilidades para o profissional.

Em adição aos estudos de Freud, outros dos mais importantes nomes da teoria psicanalítica devem ser estudados nessa área. Como:

  • Psicanálise em Klein
  • Psicanálise em Winnicott;
  • Psicanálise em Jung;
  • Psicanálise em Lacan;
  • Psicanálise em Reich;
  • Outros autores contemporâneos da psicanálise.

E muitos outros aspectos relevantes sobre a psicanálise na contemporaneidade.

Para iniciar sua formação e carreira profissional no campo, invista em nossa Pós-Graduação EAD em Psicanálise Clínica para garantir uma grade curricular completa, em uma faculdade reconhecida e com nota máxima no MEC, com a praticidade de ser 100% Online! Acesse o curso para saber mais sobre:

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM PSICANÁLISE CLÍNICA

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM PSICANÁLISE E PSICOLOGIA

>> Leia também: Cursos na área da saúde e a importância da certificação

6. Psicologia Clínica

Ainda pensando em figuras como Sigmund Freud e Carl Jung, chegamos a Pós-Graduação em Psicologia Clínica. Essa vertente aborda conhecimentos mais clássicos dentro da Psicologia, como a avaliação psicológica e a psicoterapia em intervenção de crises.

Assim, a habilidade de proporcionar espaço para que o paciente conte sua história e, então, auxiliar na conclusão de um diagnóstico é tema de aprofundamento e desenvolvimento nesse curso.

Dessa forma, algumas das matérias centrais na grade curricular de Psicologia Clínica são psicodiagnóstico e psicoterapias aplicadas em casos clínicos.

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM PSICOLOGIA

7.Psicologia das Emergências e dos Desastres

Há uma crescente e evidente valorização dessa especialização no mercado atualmente. Afinal, os acontecimentos advindos da pandemia de COVID-19 demonstraram a importância de profissionais da Psicologia especializados no cuidado emergencial e de desastres.

Logo, torna-se inquestionável a importância dessa especialização nos tempos atuais. Em razão de grandes catástrofes e desastres, perdas inimagináveis são geradas para as famílias. Então, o psicólogo formado e especializado nessa área adquire habilidades e conhecimentos que fazem toda a diferença na administração mental desse tipo de cenário.

8.Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico

Se você deseja partir para o atendimento geral e ajudar diferentes públicos na resolução de seus problemas, considere a Pós-Graduação em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico.

Dessa forma, você poderá se especializar em testes psicométricos e projetivos, como a clássica mancha no papel, por exemplo. Além dos testes, aspectos teóricos, técnicos e práticos também são aprofundados durante o curso, visando o desempenho positivo do profissional em suas avaliações.

Confira a Pós-Graduação EAD em Avaliações Psicológicas:

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM AVALIAÇÕES PSICOLÓGICAS

9. Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo — ABA

Infelizmente, pessoas com o transtorno do espectro autista ainda sofrem bastante com o convívio social. Portanto, as formas de tratamento especializadas e abordagens com ampla fundamentação são essenciais para a mudança nesse cenário.

Logo, a Pós-Graduação em ABA é um diferencial primordial para o profissional da Psicologia, pois os estudos sobre a terapia ABA no tratamento do autismo buscam possibilitar comportamentos que ajudarão o paciente em sua adaptação. Assim, oferecendo ao paciente com diagnóstico de autismo a sua inclusão na sociedade de forma humanizada e adequada às suas necessidades.

Pós-Graduação EAD em Autismo

>> Entenda tudo sobre Terapia ABA

10. Psicologia Organizacional e do Trabalho

O desempenho positivo e o bem-estar dos profissionais em seus locais de trabalho são questões cada vez mais discutidas. Por isso, a Pós-Graduação em Psicologia do Trabalho também tem crescido muito. Isso se dá pelo fato das demandas dentro do contexto de trabalho serem muito amplas.

Além de atrair profissionais da Psicologia, essa especialização também atrai muitos outros estudiosos, como das áreas de Administração ou Gestão de Recursos Humanos. Por ser um tema essencial para o uso no meio corporativo, tanto a equipe de recrutamento da empresa quanto os gestores responsáveis pelo desenvolvimento dos colaboradores serão positivamente impactados pelos estudos de tal especialização.

Sentado, o profissional conversa com paciente sentado à sua frente, com caneta em mãos. Em seu colo, folhas para anotação.

Confira a grade curricular completa de uma Pós-Graduação EAD em Neurogestão Organizacional e Comportamento

Pós-Graduação EAD em Neurogestão Organizacional e Comportamento

11. Pós-Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental

A Pós-Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental, ou TCC, leva o psicólogo a se aprofundar na identificação de pensamentos, hábitos e comportamentos que podem influenciar negativamente nas emoções do paciente.

Confira a grade curricular completa de uma Pós-Graduação EAD em Terapia Cognitivo Comportamental:

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

12. Psicologia Positiva e Coaching

Se você enxerga a Psicologia como uma área para entender e desenvolver as capacidades do ser humano, então a Pós-Graduação em Psicologia Positiva e Coaching pode lhe ser interessante uma vez que temas como felicidade e bem-estar são profundamente abordados nessa especialização.

Nesse curso, ferramentas de coaching são trabalhadas visando o desenvolvimento positivo das competências emocionais e em busca pelo bem-estar e saúde mental.

Para entender melhor quais são os temas abordados nesta área, acesse o botão abaixo para conferir a grade curricular, formas de pagamento e como se matricular na Pós-Graduação EAD em Psicologia Positiva e Coaching:

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM PSICOLOGIA POSITIVA E COACHING

Como escolher uma Pós-Graduação em Psicologia?

Definir objetivos claros para o curto, médio e longo prazo são passos importantes na hora de escolher uma especialização, sem contar a análise de mercado no momento e sua perspectiva para o futuro. Inclusive, é importante ressaltar que você deve escolher e considerar a área em que você realmente deseja aprofundar seus conhecimentos.

Assim como todas as outras, uma Pós-Graduação em Psicologia exige planejamento e dedicação, já que os temas serão amplamente abordados e discutidos durante o curso.

Então, considere o que você deseja para o seu futuro profissional e entenda como a grade daquele curso vai cooperar para o desenvolvimento de sua carreira.

Escolher um bom curso online com certificação é uma estratégia interessante para quem precisa driblar a correria da rotina na busca por especialização.

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM PSICOLOGIA

>> Acesse e entenda: A importância dos cursos com certificados

Quanto tempo dura uma Pós-Graduação em Psicologia?

A carga horária de uma especialização em Psicologia pode variar de acordo com a instituição. Portanto, algumas podem ir de 6 meses até 2 anos de curso.

Uma boa alternativa é optar por cursos 100% online, pois nesse sistema você pode estudar de acordo com seu próprio ritmo e disponibilidade.

Qual área da Pós-Graduação em Psicologia mais emprega?

Com o rápido desenvolvimento tecnológico e a globalização, a atuação dos psicólogos no espaço corporativo está cada vez mais requisitada. Seja no estudo do comportamento do consumidor, na Neuropsicologia aplicada ou no trabalho direto com Recursos Humanos, o campo corporativo é tendência para os profissionais da Psicologia.

Portanto, se pretende seguir nessa área, invista em uma formação de qualidade que te insira de forma adequada no mundo profissional.

Conheça o Estude Sem Fronteiras

Invista em sua formação a partir de qualquer lugar do Brasil. Nós contamos com os melhores profissionais e materiais atualizados para te garantir relevância no mercado de trabalho e uma formação humanizada. Com apenas alguns cliques você pode se inscrever em um de nossos cursos online e iniciar sua carreira profissional!

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de extensão online, cursos de aperfeiçoamento online, Pós-Graduação e MBA EAD

Assista ao vídeo explicativo para entender porque vale a pena fazer parte da Faculdade Metropolitana:

aluna segurando livroClique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos Online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana