Faculdade Metropolitana
Imagem de diversos pequenos blocos de plástico ilustrados por letras do alfabeto, jogadas e desordenadas em fundo amarelado.

Psicopedagogia Clínica e Institucional: diferenças e semelhanças entre as duas áreas de atuação

A junção das áreas de Psicologia e de Pedagogia como uma especialização foi fundamental para a constante evolução de conhecimentos sobre a mente humana. Tais conhecimentos permitiram e significaram o surgimento de teorias e comprovações que mudaram o bem-estar de muitos indivíduos. Por isso, o trabalho desse profissional tornou-se essencial para o mundo educacional e psicológico. Seja no campo privado ou público, a Psicopedagogia Clínica e Institucional é uma carreira em ascensão.

Contando com isso, o Estude Sem Fronteiras organizou neste post tudo o que você precisa saber sobre essas duas atuações dentro da Psicopedagogia. Portanto, siga a leitura para entender as particularidades do ambiente clínico e do institucional e qual é a melhor opção para sua carreira.

O que é Psicopedagogia Clínica?

>> Pós-Graduação EAD em Psicopedagogia 

A área da Psicopedagogia Clínica tem como função principal desenvolver atividades e exercícios para descomplicar, potencializar e guiar o processo de aprendizagem, em um ambiente clínico.

Por ser realizada em um espaço clínico, o psicopedagogo desse ambiente tende a fazer seus atendimentos de forma individual. Portanto, as sessões são feitas apenas entre o paciente e o profissional.

O que um psicopedagogo clínico faz?

Além de ser caracterizada pelo ambiente clínico, essa atuação da Psicopedagogia também conta com certas ações realizadas pelo profissional.

Logo, montamos uma lista para facilitar a visualização dessas atividades e a compreensão de o que faz um psicopedagogo clínico na prática:

  1. Avaliação: são feitos vários exames e testes focados em entender o desenvolvimento da área cognitiva, motora, da fala, da audição e outras. As avaliações também tendem a ser realizadas juntamente a outros profissionais, como neurologistas, fonoaudiólogos, entre outros.
  2. Intervenção: após a avaliação, é possível entender o que o paciente precisa. Assim, o profissional constrói um plano de atividades, exercícios e ações a serem realizadas para o melhoramento do processo de aprendizagem.
  3. Trabalho em conjunto: o andamento do tratamento e orientação do processo de aprendizagem do paciente também é feito de forma multidisciplinar. Ou seja, o acompanhamento é feito com diversos outros profissionais, para a garantia de uma solução completa.

Isso porque uma das funções principais do psicopedagogo clínico é, justamente, acompanhar o caso do paciente nos outros ambientes educacionais em que também exerce a ação de aprender. Com isso, o profissional irá fazer parte da análise e intervenção na rotina educacional do paciente.

O que é Psicopedagogia Institucional?

A Psicopedagogia Institucional tem como principal objetivo analisar e acompanhar o processo de aprendizagem em grupos de indivíduos dentro de instituições. Essas podem ser escolas, hospitais ou empresas.

Nesses ambientes, o profissional da Psicopedagogia Institucional irá se desdobrar sobre os processos educacionais envolvendo grupos. Estes grupos tendem a ser os alunos de uma escola ou instituição de ensino, ou também grupos de reabilitação em instituições de saúde e até mesmo um time dentro de uma empresa.

Dessa maneira, o profissional pode realizar intervenções diretas com a administração dessas instituições, planejar roteiros educacionais e melhorias no processo geral, de maneira estratégica e organizacional.

Mesa em ambiente escolar, repleta de materiais de estudo e desenho coloridos, cercada de crianças e de uma educadora.

O que faz um psicopedagogo institucional?

O psicopedagogo institucional trabalha os processos de aprendizagem de um grupo ou de todo o corpo de uma instituição, através de análises e testes.

Ou seja, sua intenção é identificar e encontrar possíveis lacunas e problemas de aprendizagem em um grupo de várias pessoas. Com a identificação desses problemas, o profissional pode oferecer soluções de nível institucional para melhorias nos processos.

Ademais, o psicopedagogo institucional também realiza sessões de orientações e acompanhamento geral do processo educacional.

>> Entenda mais sobre: Qual a importância da Psicopedagogia nas Escolas?

>> Veja também: Curso Online de Psicopedagogia na Escola – 180 horas

Psicopedagogia Clínica e Institucional: qual a diferença?

A principal característica que marca a diferença entre as duas atuações é, certamente, o ambiente de trabalho e, consequentemente, o paciente. Enquanto a carreira clínica concentra-se em atendimentos individuais, a institucional tem como foco a análise de grupos.

Ao mudar o ambiente, os indivíduos considerados pacientes também mudam. Assim, apesar de terem o mesmo princípio – identificar e solucionar problemas de aprendizagem -, as duas áreas de atuação acabam por ter focos em esferas diferentes.

Apesar dessa diferença principal de ambientação, as semelhanças entre ambas carreiras são gritantes. Afinal, ambos os caminhos possuem o mesmo objetivo final: impactar vidas através do melhoramento do processo de aprendizagem.

Criança do sexo feminino observando instruções de sua Psicopedagoga enquanto segura um lápis e um caderno para anotações.

Então, quais são as principais semelhanças entre Psicopedagogia Clínica e Institucional?

Ainda que trabalhem com um volume de pacientes diferente, ambas não se limitam a uma única faixa etária para admissão como paciente. Isso significa que a Psicopedagogia Clínica e Institucional deve e pode trabalhar com crianças, adolescentes, adultos e também idosos.

Ainda que a situação mais comum seja a procura de crianças e adolescentes por esse tipo de trabalho, o processo de aprendizagem segue existindo em diversos aspectos no decorrer da vida toda. Portanto, problemas nesse processo podem ocorrer em qualquer idade e em qualquer cenário: escola, faculdade, trabalho ou em tarefas diárias.

E, ainda que com suas especificidades e etapas diferentes para cada análise, a Psicopedagogia Clínica e Institucional tem processos padrões que podem e devem ser seguidos por ambos.

>> Leia também: Tudo sobre transtornos de aprendizagem e como lidar com eles!

Como atuar em Psicopedagogia Clínica e Institucional?

>> Pós-Graduação EAD em Psicopedagogia Clínica e Institucional – 600 horas

O curso de Psicopedagogia, hoje, pode ser realizado como bacharelado e também como uma especialização, caso a graduação tenha sido feita em Psicologia, Pedagogia ou outro curso relacionado.

Portanto, você pode iniciar sua formação nessa área desde a graduação. Dessa forma, estará desde cedo inclusa no cenário profissional e acadêmico desse campo.

Uma grande dica é que você siga estudando, mesmo quando já inserido no meio profissional. Aliás, é importante e necessário ressaltar que um bom profissional deve se manter atualizado em suas práticas e teoria.

Isso requer constantes estudos, formações e participações em eventos. Assim, o seu currículo terá destaque fundamental no mercado de trabalho. Por isso, invista em uma formação completa, de qualidade e atualizada.

Cursos de aperfeiçoamento são ótimas formas de expandir seus conhecimentos continuamente. Você pode realizá-los após sua graduação ou durante. Já a Pós-Graduação tem como exigência prévia a conclusão da graduação e tem um maior aprofundamento em certo assunto. Logo, se sua intenção é tornar-se especialista em alguma área relacionada a sua formação, a Pós-Graduação é a escolha certa.

A modalidade de cursos a distância também pode ser uma grande aliada para o sucesso de sua carreira. Afinal, o EAD proporciona uma formação oficial que respeita o seu próprio ritmo e disponibilidade.

Os cursos da Faculdade Metropolitana têm nota máxima no MEC, grade curricular completa e materiais atualizados! Então, com o Estude Sem Fronteiras, você pode se especializar e aperfeiçoar suas práticas e conhecimentos com a garantia de cursos de qualidade a distância.

Confira os melhores cursos de aperfeiçoamento e Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional que o Estude Sem Fronteiras selecionou para você:

>> Curso Online de Psicopedagogia Clínica e Institucional – 180 horas

Curso Online de Psicopedagogia Clínica e Institucional

>> Curso Online de Psicopedagogia com Ênfase em Necessidades Especiais – 180 horas

Curso Online de Psicopedagogia com Ênfase em Necessidades Especiais

>> Curso Online de Distúrbios de Aprendizagem e a Função do Psicopedagogo nas Escolas – 180 horas

Curso Online de Distúrbios de Aprendizagem e a Função do Psicopedagogo nas Escolas

>> Pós-Graduação EAD em Psicopedagogia Clínica e Institucional – 600 horas

Pós-Graduação EAD em Psicopedagogia Clínica e Institucional

>> Pós-Graduação EAD em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional – 600 horas

Pós-Graduação EAD em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

>> Pós-Graduação EAD em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Inclusiva – 600 horas

Pós-Graduação EAD em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Inclusiva

>> Pós-Graduação EAD em Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional – 600 horas

Pós-Graduação EAD em Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional

>> Pós-Graduação EAD em Psicopedagogia em Transtorno do Espectro Autista (TEA) – 750 horas

Pós-Graduação EAD em Psicopedagogia em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

>> Pós-Graduação EAD em Psicopedagogia 

Pós-Graduação EAD em Psicopedagogia

>> Pós-Graduação EAD para Professores

Pós-Graduação EAD para Professores

Imagem de várias letras coloridas juntas e misturadas colocadas de forma desordenada em um fundo rosa e azul.

É importante considerar que o profissional de qualquer uma das atuações da Psicopedagogia Clínica e Institucional tem uma grande responsabilidade social e educacional. Pois é este profissional quem vai identificar e solucionar problemas do processo de aprendizagem com respeito, técnica e conhecimento.

Portanto, seja qual for o ambiente que você escolher para sua carreira profissional na Psicopedagogia, invista em bons cursos e eventos que possam te levar ao seu máximo. Assim, com um currículo completo e a prática correta, o profissional dessa área pode mudar a vida de milhares de pessoas e impactar positivamente a sociedade como um todo.

>> Aprofunde-se na área, leia: Neuropsicopedagogia: tudo sobre

Conheça o Estude Sem Fronteiras

Invista em sua formação a partir de qualquer lugar do Brasil. Nós contamos com os melhores profissionais e materiais atualizados para te garantir relevância no mercado de trabalho e uma formação humanizada. Com apenas alguns cliques você pode se inscrever em um de nossos cursos online e iniciar sua carreira profissional!

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de extensão online, cursos de aperfeiçoamento online, Pós-Graduação e MBA EAD

>> Garanta uma Bolsa de Desconto para os cursos de Pós-Graduação EAD da Faculdade Metropolitana

aluna segurando livro

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos Online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS!

Cristiana Maria di Primio Gonçalves

Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo. Especializada em Gestão Estratégica Empresarial e em Consultoria de Recursos Humanos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH. Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Reconhecida e premiada na área de Gestão de Pessoas. Atuante no campo de Administração de Recursos Humanos. Experiência profissional como Docente na disciplina de Psicologia Aplicada à Administração na Universidade de Passo Fundo e como Professora e Orientadora na disciplina de Jogos de Negócios na Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Capacitada em Mediação e Conciliação de Conflitos pelo Instituto Conversações. Atuante como Professora/Tutora de disciplinas da Graduação e da Pós-Graduação na Faculdade Metropolitana, nas áreas de Gestão, Administração, Psicologia e Neuropsicologia.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana