Faculdade Metropolitana
Menino com mãos na cabeça com rosto pensativo

Entenda tudo sobre os transtornos de aprendizagem e como lidar

Durante a fase escolar, é normal que alunos apresentem dificuldades e não se saiam tão bem em matérias isoladas. Porém, é importante que pais e educadores estejam atentos aos sinais de quando essas dificuldades tomam uma proporção mais generalizada, já que elas podem indicar um transtorno de aprendizagem.

Se você é pai ou educador de alguém que apresenta dificuldade na apreensão de conteúdos e conceitos: atenção!

Siga a leitura para entender melhor o que e quais são, tal como o que fazer sobre.

O que são transtornos de aprendizagem?

Os transtornos de aprendizagem são caracterizados por distúrbios e dificuldades na hora de se concentrar, ler, escrever, processar e armazenar informações que estejam sendo ensinadas. Eles podem ocorrer tanto na infância quanto na fase adulta de um indivíduo e afetam não só a vida escolar e acadêmica, como também a vida social da pessoa.

Esses transtornos podem estar relacionados a fatores diversos na vida do estudante, desde condições neuropsicológicas – cognitivas e emocionais – até fatores externos, como metodologia aplicada pela instituição onde o aluno está estudando, até mesmo barreiras socioculturais.

Vale enfatizar que, independente do fator que esteja contribuindo para o aparecimento desses transtornos, eles não impedem que o aluno aprenda. Ainda assim, é importante diagnosticar corretamente qual é este distúrbio e suas causas, para que o ensino seja adaptado de acordo com as demandas de aprendizado deste aluno.

Para que o diagnóstico seja feito de maneira adequada, o mais indicado é que pais e professores, ao notarem as dificuldades de aprendizagem no aluno, o encaminhem para profissionais qualificados da área, como psicólogos, psicopedagogos e psiquiatras.

>> Veja também nosso post sobre Educação Especial e Inclusiva

Quais as causas dos transtornos de aprendizagem?

Como mencionado acima, os transtornos de aprendizagem podem estar relacionados a diversas condições as quais o aluno esteja exposto e, por vezes, é possível que a mistura de dois ou mais fatores sejam potencializadores do problema. Os principais causadores de dificuldades na aprendizagem são:

  • Questões cognitivas – de comportamento;
  • Questões emocionais;
  • Fatores genéticos;
  • Fatores ambientais.

Neste último, incluímos metodologia de ensino incompatível com a forma e aprendizagem do aluno e pouca exposição da criança a estímulos educacionais – como não estimular a leitura, por exemplo.

>> Aproveite para ler nosso post sobre Tipos de Metodologia de Ensino e encontrar a que seja mais adequada para seus filhos ou alunos!

Quais são os transtornos de aprendizagem mais conhecidos?

Separamos uma lista com as principais dificuldades de aprendizagem, veja quais são elas e suas principais características:

Dislexia

Um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos, a dislexia é marcada pela dificuldade em ler e escrever.

O cérebro da pessoa que sofre com a dislexia não consegue associar letras e palavras com suas determinadas fonéticas, fazendo com que o indivíduo tenha uma grande dificuldade de organizar essas informações de uma forma lógica.

Disgrafia

Este transtorno de aprendizagem é caracterizado pela dificuldade motora para escrever de forma correta.

Os sinais mais marcantes da disgrafia são traços de escrita muito grossos ou finos, que podem ser espaçados demais e ilegíveis. Além disso, a pessoa com disgrafia pode achar difícil até mesmo segurar lápis e canetas, formando borrões no papel, ao invés de letras.

Discalculia

A discalculia é o transtorno de aprendizado relacionado com dificuldades matemáticas.

Indivíduos com este distúrbio apresentam atraso no entendimento de somas e outras contas numéricas básicas, além terem dificuldade em contar de trás para frente e com os dedos.

TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Mais do que um transtorno de aprendizagem, o TDAH é uma condição crônica que se caracteriza pela dificuldade na atenção e concentração, somadas à inquietação constante. Esse distúrbio geralmente começa na fase infantil do indivíduo, podendo persistir e afetar até a forma que ele se relaciona com outros.

Ele se caracteriza pela dificuldade do indivíduo de manter o foco em apenas uma atividade e também de se manter parado. Tudo isso é consequência de um déficit de dopamina no cérebro da pessoa.

Como auxiliar alunos com transtornos de aprendizagem?

É importante manter um conjunto de práticas constantes, auxiliando no desenvolvimento e melhora do aluno que apresenta algum tipo de transtorno de aprendizagem. As principais medidas são:

  • Adequar a metodologia de ensino para as demandas do aluno, conforme o transtorno de aprendizagem que ele tem;
  • Manter um acompanhamento com o psicopedagogo na escola;
  • Garantir que o aluno tenha o acompanhamento com psicólogo – principalmente para auxiliar em questões emocionais e cognitivas;
  • Pais e educadores devem manter uma comunicação clara sobre atualizações no quadro do aluno;
  • Ter um ambiente familiar que apoia e estimula a criança a se abrir sobre suas dificuldades;
  • Procurar ajuda de psiquiatras em casos que a medicação seja necessária – como o TDAH.

Para lidar com as dificuldades, existem cursos de educação inclusiva para distúrbios de aprendizagem, para pais e educadores que queiram auxiliar crianças e adolescentes com essas condições. Aqui vai uma seleção de cursos oferecidos pelo Estude Sem Fronteiras, 100% online e de início imediato!

>> Curso de Distúrbios de Aprendizagem e Educação Inclusiva

 

Curso Online de Distúrbios de Aprendizagem e Educação Inclusiva

 

>> Curso de Distúrbios de Aprendizagem e a Função do Psicopedagogo nas Escolas:

 

Curso Online de Distúrbios de Aprendizagem e a Função do Psicopedagogo nas Escolas

 

>> Curso de Atendimento Educacional Especializado (AEE) com Ênfase em Dimensões da Não-Aprendizagem:

 

Curso Online de Atendimento Educacional Especializado (AEE) com Ênfase em Dimensões da Não-Aprendizagem

 

>> Curso de Dimensões da Não-Aprendizagem:

 

Curso Online de Dimensões da Não-Aprendizagem:

 

Esperamos que o conteúdo deste post tenha lhe ajudado e facilite o ensino e convívio dos pequenos que estejam com essas dificuldades. Lembre-se que se informar é o primeiro passo para poder ajudar filhos e alunos com sinais de transtornos de aprendizado, então você já está no caminho certo!

>> Confira também: Os 10 Melhores Métodos de Estudo, e entenda como ajudar mais ainda pessoas com dificuldade de aprendizagem.

Conheça o Estude Sem Fronteiras

Invista em sua formação a partir de qualquer lugar do Brasil. Nós contamos com os melhores profissionais e materiais atualizados para te garantir relevância no mercado de trabalho e uma formação humanizada. Com apenas alguns cliques, você pode se inscrever em um de nossos cursos online e iniciar ou mesmo ampliar sua carreira profissional!

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento, Aprimoramento e Pós-Graduação de forma 100% online.

aluna segurando livro

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos de Aperfeiçoamento e Pós-Graduação Online!

ACESSE OS CURSOS E PÓS-GRADUAÇÕES!

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana