Faculdade Metropolitana
cuidador infantil

Saiba como se tornar um cuidador infantil

A fase da infância é o ponto de partida para o desenvolvimento de uma pessoa, quando criamos a nossa personalidade e aprendemos a criar vínculos emocionais. Para uma criança crescer com uma base sólida, é necessário que haja acompanhamento de pais e de outros cuidadores que possam auxiliar no processo de desenvolvimento.

Neste artigo abordaremos o que é, qual a importância de ser e como se tornar um cuidador infantil.

O que é um cuidador infantil?

O cuidador infantil é um profissional qualificado que fornece suporte para o progresso educacional e emocional da criança. 

Diferentemente da babá, que cuida das necessidades básicas, o cuidador acompanha o estágio de crescimento e é responsável por orientar a criança a desenvolver mais o âmbito emocional por meio de ações que contribuam também para o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas.

>> Leia também sobre: Por que aprender Inglês na Educação Infantil?.

Importância de contar com um cuidador infantil

Um cuidador infantil é de extrema importância para crianças, principalmente nos primeiros três anos, pois essa é a fase em que há contato com o mundo e evolução emocional, motora, intelectual e comunicativa.

Além disso, um profissional da área está preparado para reconhecer ações que apresentam as dificuldades que a criança tem ou até para identificar comportamentos fora dos padrões que sejam um alerta para a família.

Quais as funções e atividades de um cuidador infantil?

Um cuidador infantil tem atividades básicas atreladas à importância de gerar o desenvolvimento infantil, como citado anteriormente. Veja alguns exemplos:

  • Cuidados com alimentação;
  • Cuidados com a higiene;
  • Estipular horário e colocar a criança para dormir;
  • Criar e participar de brincadeiras a fim de estimular a criança;
  • Acompanhamento psicológico analisando atitudes da criança;
  • Reconhecimento de dificuldades e comportamentos fora do padrão;
  • A reprodução de uma educação inclusiva para crianças com autismo, por exemplo, e outros tipos de transtornos ou com algum tipo de deficiência;
  • Prestação de primeiros socorros.

E, se você é professor ou instrutor de qualquer criança, cremos que uma boa leitura seria o nosso post com 5 dicas para o professor influenciar e ensinar a leitura na educação infantil.

Perfil profissional de um cuidador infantil

Para ser um cuidador infantil, é essencial possuir certas competências:

  • Ter habilidades pessoais;
  • Ser capaz de fornecer segurança;
  • Saber identificar ameaças ao desenvolvimento;
  • Ter disposição;
  • Dispor de conhecimento sobre cuidados básicos;
  • Ter conhecimento sobre conceitos da puericultura, já que o cuidador infantil fará acompanhamento do desenvolvimento da criança.

Ensinar e cuidar é uma grande responsabilidade, então poder se preparar pra proporcionar uma forma de instruir que as crianças possam aproveitar cada momento é essencial. As crianças poderem aprender brincando, por exemplo, com jogos e gincanas, com certeza o processo de entendimento e amadurecimento de ideias e objetivos pessoais dos pequenos será muito mais explorado, dando vasão à sua vontade de se mexer, expressar, ver, ouvir e tocar.

>> Confira o artigo: Aprendendo brincando: a importância dos jogos na educação infantil.

Como ser um cuidador infantil?

Para adquirir algumas habilidades citadas acima, é necessário que o cuidador infantil se profissionalize para exercer a função corretamente e sem riscos à criança.

O curso de cuidador infantil oferecido pelo Estude Sem Fronteiras (ESF), por exemplo, é o Curso de Cuidador Escolar, com duração de 240 horas.

 

CURSO ONLINE DE CUIDADOR ESCOLAR

 

Algumas das aulas abordadas para ser um cuidador infantil são:

  • linguagem corporal; 
  • movimentos e brincadeiras infantis;
  • história e conceito de psicologia do desenvolvimento;
  • desenvolvimento biopsicossocial e cognitivo;
  • estratégica em leitura, escrita e cálculo;
  • definição de transtornos globais de desenvolvimento;
  • prática educativa.

O Estude Sem Fronteiras é o único portal de educação que oferece cursos online com certificado de uma instituição que possui nota máxima no Ministério da Educação (MEC). E o ESF é comprometido em fornecer a melhor formação em cursos, graduações, pós-graduações e MBAs, com garantia de qualidade, flexibilidade e praticidade por meio dos estudos à distância ou, se você preferir, presenciais. Conheça alguns de nossos cursos para a área de Educação Infantil:

>> Curso Online de Desenvolvimento Infantil Recreação e Lazer:

 

CURSO ONLINE DE Desenvolvimento Infantil Recreação e Lazer

 

>> Curso Online de Leitura e Literatura Infantil

 

curso online de Leitura e Literatura Infantil

 

>> Pós-Graduação EAD em Educação Infantil e Letramento

 

pós-graduação EAD em educação Infantil e Letramento

 

>> Pós-Graduação EAD em Psicologia e o Desenvolvimento Infantil

 

pós-graduação EAD em Psicologia e o Desenvolvimento Infantil

 

Conheça o Estude Sem Fronteiras

Invista em sua formação a partir de qualquer lugar do Brasil. Nós contamos com os melhores profissionais e materiais atualizados para te garantir relevância no mercado de trabalho e uma formação humanizada. Com apenas alguns cliques, você pode se inscrever em um de nossos cursos online e iniciar ou mesmo ampliar sua carreira profissional!

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento, Aprimoramento e Pós-Graduação de forma 100% online.

aluna segurando livro

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos de Aperfeiçoamento e Pós-Graduação Online!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS ONLINE E PÓS-GRADUAÇÕES EAD!

Cristiana Maria di Primio Gonçalves

Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo. Especializada em Gestão Estratégica Empresarial e em Consultoria de Recursos Humanos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH. Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Reconhecida e premiada na área de Gestão de Pessoas. Atuante no campo de Administração de Recursos Humanos. Experiência profissional como Docente na disciplina de Psicologia Aplicada à Administração na Universidade de Passo Fundo e como Professora e Orientadora na disciplina de Jogos de Negócios na Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Capacitada em Mediação e Conciliação de Conflitos pelo Instituto Conversações. Atuante como Professora/Tutora de disciplinas da Graduação e da Pós-Graduação na Faculdade Metropolitana, nas áreas de Gestão, Administração, Psicologia e Neuropsicologia.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana