Faculdade Metropolitana
mulher assistindo aula online

Ensino remoto e EAD: qual a diferença?

Ensino remoto e EAD: qual a diferença?

Depois dos últimos anos em que passamos por uma pandemia, as modalidades de ensino online se tornaram comuns no dia a dia de milhares de estudantes pelo mundo. Tanto o ensino remoto quanto o EAD (Ensino à Distância) fazer parte dessa opção virtual e estão presentes na vida de diversos alunos.

Apesar dessas modalidades de ensino serem parecidas, o EAD e o ensino remoto possuem diferenças entre si. Uma delas é que as aulas remotas foram uma adaptação enquanto o ensino à distância é algo planejado. Continue a leitura aqui em nosso post e confira outras diferenças entre esses dois tipos de estudo, mas antes de falarmos mais sobre as principais diferenças entre os dois modelos, é importante explicar o que cada um deles representa!

O que é ensino remoto?

O ensino remoto foi uma forma de as instituições de ensino se adequarem ao estudo online durante a pandemia. Ou seja, tentando reduzir os impactos aos alunos que estavam acostumados com o modelo presencial e agora precisavam estudar no ambiente virtual.

Por conta disso, as aulas remotas prezam pela transmissão em tempo real. O objetivo é que os alunos possam ter uma interação ao vivo com os seus professores, da mesma forma que era no ensino presencial. Tentando fazer que os estudantes se sentissem no antigo modelo mesmo estando em suas próprias casas.

Então, essas condições tornam o ensino remoto mais simples de ser implantado, justamente devido a sua demanda tecnológica menor que do ensino EAD. Durante a pandemia, as instituições utilizaram de aplicativos comuns para fazer essa comunicação como o Zoom e o Skype. Porém, já existem aplicações produzidas exclusivamente para salas de aula como o Google Classroom.

Com todas essas características, as aulas remotas podem ser uma boa opção para emergências ou auxílio ao modelo presencial, o que deu origem ao ensino híbrido que veremos mais adiante. Só que alguns especialistas na área de educação não a consideram uma metodologia de ensino como o EAD, devido a sua estrutura não ser propriamente pensada para o estudo online.

>> Entenda mais sobre: O que é metodologia de ensino e seus tipos

O que é EAD?

O ensino à distância, foi totalmente projetado para proporcionar aos alunos a melhor maneira possível de aprender no ambiente virtual. No EAD, as interações são realizadas inteiramente de forma online. Existem diversas avaliações e atividades para o estudante fazer e ser avaliado.

Além disso, diferente das aulas remotas, no EAD o próprio aluno monta a sua rotina. Ele pode escolher quando e onde quer assistir às aulas, sem precisar cumprir com horários estabelecidos.

Outro benefício que o ensino à distância trouxe foi a democratização do acesso aos estudos. Com muito mais flexibilidade que o modelo presencial e preços acessíveis, o EAD deixou as pessoas mais próximas do conhecimento sem precisarem desembolsar enormes quantias ou se mudarem para outras cidades.

O processo seletivo é bem parecido com a modalidade presencial e varia conforme a instituição de ensino. Após ser aprovado, o estudante recebe o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) sendo o nome dado às plataformas online. Elas são ambientes projetados para oferecer as melhores condições de estudo e possuem ferramentas intuitivas para contribuir com os alunos.

Essa modalidade também conta com uma estrutura de polos de apoio presenciais, dando ao estudante uma opção a mais de suporte. Eles são utilizados para apresentar trabalhos, aulas práticas nos laboratórios e provas finais.

O diploma obtido por meio dos cursos de ensino à distância tem o mesmo valor que o dos cursos presenciais. Com isso não existe uma diferenciação entre os profissionais formados pelo EAD ou ensino presencial no mercado de trabalho, tendo as mesmas oportunidades quando entram no mercado de trabalho.

Afinal, quais as diferenças entre ensino remoto e EaD?

Agora que vimos sobre cada um deles, vamos falar das suas diferenças. A principal dela – e que já falamos no início desse post –, é o fato de o ensino remoto não ter sido algo planejado, enquanto o EAD é devidamente projetado para os estudos online.

As aulas remotas são pontuais e servem apenas como suporte do modelo presencial em momentos que não é possível realizar as aulas presencialmente. E o ensino à distância foi pensado para aplicar tudo de forma online, desde atividades até o atendimento.

Além disso, nós vimos também que o ensino remoto é realizado com transmissões ao vivo das aulas e no EAD as aulas são gravadas. Assim, ele dá ao aluno a possibilidade de acompanhar na hora que quiser e quantas vezes preferir.

Resumindo tudo, o remoto é apenas uma adaptação durante períodos que o presencial não é possível de ser realizado e o ensino à distância é pensado para que o estudante faça toda a sua jornada de aprendizado de forma online.

E a diferença entre ensino híbrido e ensino remoto?

O ensino remoto deu origem ao modelo híbrido que combinou as aulas presenciais com métodos de aprendizagem online, utilizando do ambiente virtual para contribuir com os estudos. Nesse modelo interativo, as aulas podem ocorrer em tempo real ou não, sendo usados vários outros formatos de conteúdo como o vídeo, texto, áudio, etc. Com isso é possível estudar em casa e obter bons resultados com esse tipo de ensino também.

>> Confira: Como estudar em casa e obter bons resultados nos estudos

Desse jeito, o modelo híbrido de ensino é dinâmico e oferece diversos meios de aprendizagem para o estudante. Assim, ele consegue aproveitar muito mais as aulas e aplicar os ensinamentos de forma prática.

Qual o melhor modelo de ensino para seguir?

São várias metodologias de ensino para escolher e você deve analisar cada uma delas para ver qual funciona melhor para o seu estilo de vida. Se é necessário mais flexibilidade e preços menores, o EAD é uma ótima opção, pois consegue proporcionar uma boa qualidade de ensino e ser muito prático para o aluno.

O ensino híbrido já é um modelo para quem ainda prefere contato presencial com a instituição e professores, mas quer uma liberdade maior que o formato 100% presencial. Além disso, ele consegue utilizar de alguns benefícios que o online traz como conteúdos interativos em vídeo e áudio para acessar quantas vezes quiser.

E se você prefere o método mais tradicional, estando presencialmente na instituição, não tem problema. O ensino presencial continua sendo o mais utilizado e oferece ao aluno um acompanhamento de perto, além de proporcionar uma interação maior com os outros estudantes que rendem amizades e contribuições para a vida.

Seja qual for a sua escolha, você deve sempre ter muita dedicação, organizar a sua rotina de estudos e prestar atenção às aulas. E agora, sabendo quais são as diferenças entre os modelos de ensino, pode tomar essa decisão com muito mais assertividade.

>> Saiba mais em: 10 Dicas de como organizar uma rotina de estudos

Conheça o Estude Sem Fronteiras

Invista em sua formação a partir de qualquer lugar do Brasil. Nós contamos com os melhores profissionais e materiais atualizados para te garantir relevância no mercado de trabalho e uma formação humanizada. Com apenas alguns cliques, você pode se inscrever em um de nossos cursos online e iniciar ou mesmo ampliar sua carreira profissional!

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento, Aprimoramento e Pós-Graduação de forma 100% online.

aluna segurando livro

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos de Aperfeiçoamento e Pós-Graduação Online!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS ONLINE E PÓS-GRADUAÇÕES EAD!

Continue aqui em nosso blog e confira os outros posts para melhorar ainda mais os seus estudos!

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana