Cuidados de enfermagem: passo a passo e importância

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Profissional da saúde utilizando máscara de proteção e touca cirúrgica

Passo a passo para cuidados de enfermagem e pontos de atenção

Quando uma pessoa fica doente, ela espera receber a atenção necessária durante o período de recuperação. É, nesse sentido, que os cuidados de enfermagem são essenciais. Isso porque o trabalho do enfermeiro e do auxiliar de enfermagem é muito importante para a manutenção da saúde dos indivíduos.

Por isso, essas profissões da área da saúde são muito valorizadas. Então, se você tem aptidão para elas, precisa conhecer um pouco mais sobre o dia a dia que esses profissionais enfrentam na vida. Pensando em ajudar você, neste post vamos trazer quais são os cuidados de enfermagem, bem como dicas para entender os pontos de atenção.


Então, continue a leitura e confira todas as informações.

A importância dos cuidados de enfermagem

O enfermeiro e o auxiliar de enfermagem são profissionais essenciais para garantir a segurança do paciente no ambiente hospitalar ou nas clínicas médicas. Isso porque eles prestam assistência durante todo o período que o doente está no local, bem como é com eles que as pessoas têm maior contato.

Portanto, quem decide atuar nessa área precisa buscar muito conhecimento específico em cursos de formação e, ainda, deve fazer estágios para aprender a colocar em prática toda a teoria das aulas. Dessa forma, é possível realizar um atendimento completo para as pessoas enfermas que precisam de ajuda para se recuperar.

Procedimentos de enfermagem em clínica médica

Esse profissional pode atuar na clínica médica fazendo procedimentos básicos de enfermagem. Nesse caso, ele faz o atendimento ao paciente, auxilia o médico nos processos mais avançados e presta todo o suporte necessário para que a pessoa se sinta segura. Na clínica, o enfermeiro executa atividades mais simples em comparação com as tarefas do ambiente hospitalar. Por isso, você precisa verificar qual é o melhor local para trabalhar.

A importância da assistência de enfermagem no meio hospitalar

Já no ambiente hospitalar, a assistência de enfermagem é um pouco mais complexa, pois é importante tomar cuidados para evitar a sua contaminação e do paciente. Além disso, a quantidade de atividades executadas são maiores, já que o enfermeiro precisa monitorar os sinais vitais, trocar roupa de cama, dar banho nos doentes com dificuldade de mobilidade, administrar medicamentos, emitir relatórios de enfermagem, entre outras.

Não podemos esquecer que esse profissional é essencial para garantir a segurança do paciente, bem como pode ser um diferencial na sua recuperação. Por isso, a assistência de enfermagem é muito importante no meio hospitalar. Agora que você já sabe disso pode decidir se quer atuar nesse ambiente após a formação.

Leia também: Confira tudo sobre o papel e a profissão do cuidador de idosos

Quais são os cuidados de enfermagem?

A assistência que um enfermeiro ou um auxiliar de enfermagem prestam a um paciente pode ser considerada como cuidados de enfermagem. Ela contempla várias atividades importantes que precisam ser desempenhadas para a recuperação da saúde dos doentes. Dentre essas tarefas, destacamos as principais, a seguir.

Monitoramento de sinais vitais

Verificar os sinais vitais é um dos primeiros procedimentos que a equipe de enfermagem realiza, pois ela determina o estado de saúde do paciente. Por isso, neste momento, deve-se monitorar a temperatura corporal, a frequência cardíaca, a pressão arterial, a frequência respiratória, a saturação do oxigênio e a presença de dor. Para isso, o profissional usa ferramentas específicas e técnicas que aprende no curso de enfermagem.

Aplicação de medicamentos

Outra tarefa que os enfermeiros e auxiliares de enfermagem fazem é a aplicação de medicação. Para tanto, deve-se dar o remédio certo na hora correta para que as chances de recuperação do paciente sejam maiores. Nesse caso, os profissionais seguem as orientações do médico responsável, bem como devem solicitar os medicamentos junto ao setor que os armazena. Essa atividade requer muita responsabilidade e disciplina para evitar erros que podem comprometer o tratamento do doente.

Garantir a segurança do paciente

Também é responsabilidade do profissional de enfermagem cuidar da segurança do paciente, ou seja, monitorar a sua presença no ambiente hospitalar para evitar que ocorra algum acidente, como a queda da cama, por exemplo. Para isso, ele deve verificar todo o local para organizá-lo , bem como adotar cuidados de higiene. Assim, é possível manter o paciente em total segurança. Lembre-se de que as pessoas esperam este cuidado, por isso o profissional que atua nessa área precisa ficar atento.

Tratamento preventivo de doenças

Esse profissional não atua somente no tratamento das doenças, pelo contrário ele deve sempre tentar agir preventivamente. Para isso, é necessário conhecer o estado do paciente e prever quais são as possíveis complicações. A partir dessas informações, você consegue criar estratégias para prevenir agravamentos no quadro de saúde das pessoas que estão no ambiente hospitalar para se recuperar.

Garantia de procedimentos básicos

Existem alguns procedimentos básicos que precisam ser feitos pelo profissional de enfermagem para que consiga prestar a assistência necessária para o paciente. Dentre eles, podemos destacar a colocação de sondas e drenos, a cateterização das vias periféricas, entre outros. Porém, é importante lembrar que você precisa ter os conhecimentos técnicos que o curso de enfermagem e a experiência na área podem proporcionar para saber quais os tipos de drenos e cuidados de enfermagem, por exemplo.

Assistência em procedimentos complexos

Já no caso dos procedimentos complexos, como biópsias, imobilização, endoscopia, entre outros, o enfermeiro ou o auxiliar de enfermagem devem prestar suporte ao médico responsável pelo paciente. Dessa forma, é possível garantir a segurança do processo, bem como as chances da rápida recuperação do doente são maiores. Por isso, além de conhecer esses procedimentos, o profissional precisa ter competências comportamentais bem desenvolvidas, em especial, o relacionamento interpessoal.

Realização de exames

A realização de exames também é uma tarefa que precisa ser executada pelo profissional de enfermagem. Pois ele é responsável pela coleta de exames de sangue, preparo físico e psicológico do paciente, acompanhamento do médico nos exames de imagem, entre outros. Para isso, você deve fazer o curso de enfermagem para obter o conhecimento necessário para que os processos sejam realizados de maneira correta e seja possível que as pessoas recebam os diagnósticos certos.

Leia também: O que faz, salário, formação e carreira de um auxiliar de farmácia

Dicas para redobrar os cuidados de enfermagem

É importante tomar alguns cuidados de enfermagem para que o trabalho flua corretamente, bem como você consiga um maior nível de assertividade nos procedimentos. Diante disso, resolvemos selecionar dicas para que os profissionais da área possam fazer os processos da melhor forma possível para garantir a segurança do paciente. Continue a leitura e confira!

Comunicação clara com o paciente

Nossa primeira dica é manter uma comunicação clara com o paciente, assim fica mais fácil garantir que ele tenha uma boa recuperação. Isso porque ele saberá o que precisa fazer para ajudar no processo e, ainda, terá uma ideia do seu estado de saúde. Por isso, é essencial que você tenha algumas competências comportamentais bem desenvolvidas, como relacionamento interpessoal, empatia, comunicação, entre outros.

Utilização de EPIs e higienização correta das mãos

Também é importante que o profissional tenha cuidado com a higiene, pois isso evita a sua contaminação e do paciente durante os procedimentos hospitalares. Então, você precisa utilizar os EPIs corretos, como luvas, máscara, avental, entre outros, e, ainda, deve descartá-lo de maneira apropriada. Assim como é necessário fazer uma boa higienização das mãos tanto antes quanto depois do atendimento ao doente. Dessa forma, é possível reduzir as chances de problemas futuros.

Realizar triagem corretamente

A triagem correta dos pacientes pode fazer muita diferença no atendimento e na recuperação do doente. Isso porque é a partir desse processo que é possível identificar quem precisa ser atendido com urgência ou não. Essa seleção pode ser crucial para o tratamento da doença, como, por exemplo, um paciente com sinais de infarto precisa de atendimento imediato. Já aquele que tem sintomas mais leves, tem condições de aguardar um pouco mais.

Elaborar um bom protocolo de emergência

Nossa última dica é elaborar um bom protocolo de emergência para saber como agir nesses casos. Dessa forma, você e os outros profissionais de enfermagem conseguirão fazer um melhor atendimento aos pacientes que chegam ao hospital com problemas mais graves de saúde. Isso pode ser um diferencial no processo de recuperação do paciente, então, é um documento essencial para o trabalho do enfermeiro.

Leia também: Cursos na área da saúde e a importância da certificação

O diferencial dos cuidados de enfermagem nos diferentes âmbitos da saúde

Os cuidados de enfermagem podem ser um diferencial em muitos âmbitos da saúde, por isso quem decide se tornar um enfermeiro ou um auxiliar de enfermagem pode impactar a vida de muitos pacientes. Então, é essencial que esse profissional ame trabalhar com pessoas e tenha uma boa formação.

Além disso, deve elaborar um bom plano de cuidados de enfermagem para aplicar ótimas técnicas básicas e avançadas de enfermagem tanto no ambiente do hospital quanto da clínica médica. Dessa forma, é possível prestar um bom atendimento e garantir a segurança dos pacientes.

Em conclusão, todos os cuidados de enfermagem servem para garantir uma boa recuperação para os pacientes. Diante disso, existem diversos procedimentos que o enfermeiro ou o auxiliar de enfermagem precisam executar no dia a dia. Para tanto, é necessário ter formação na área e fazer estágios, assim o profissional estará preparado para fazer as suas atividades.

Agora que você já conhece as principais tarefas que envolvem a profissão de enfermagem, que tal conferir o que faz um técnico em Análises Clínicas? Então, leia o nosso post e saiba tudo sobre o dia a dia desse profissional. Assim, é possível identificar qual é a melhor profissão e, em seguida, procurar a formação ideal.

Até o próximo conteúdo!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Continue lendo: