Faculdade Metropolitana

Saúde bucal: a importância da limpeza dentária

A boca saudável desempenha uma boa fala, respiração e mastigação. Ela é a maior cavidade do corpo humano e, por isso, torna-se porta para microrganismos e bactérias que podem prejudicar a saúde.

Estudos científicos comprovaram que a saúde bucal está totalmente ligada à saúde geral do corpo humano; afinal, a boca tem interação com todas as outras funções do organismo. Sendo assim, uma saúde bucal em más condições pode causar doenças e infecções prejudiciais para saúde do indivíduo como um todo.

A boca saudável desempenha uma boa fala, respiração e mastigação. Ela é a maior cavidade do corpo humano e, por isso, torna-se porta para microrganismos e bactérias que podem prejudicar a saúde. Dessa forma, manter a boa higiene da região evita o desenvolvimento de doenças.

Para manter sua boca saudável, é preciso escovar os dentes com a frequência correta, ou seja, todos os dias ao acordar, após cada refeição e antes de dormir. Escolha uma escova de dentes adequada para sua idade analisando o tamanho e as cerdas, que devem ser macias e um creme dental com flúor, de preferência.

Você sabe o que é saúde bucal?

Ela é o estado em que a pessoa não sente nenhum desconforto, dor ou qualquer outra alteração na boca, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apresentar algum desses sintomas pode ser indício de problemas, como, por exemplo, cáries, câncer oral, ulcerações ou infecções. 

Uma doença bucal de qualquer espécie pode afetar a qualidade de vida, causando dores e desconforto social, fazendo com que a pessoa deixe de comer, sorrir e, até mesmo, falar. Dar atenção a higiene e saúde da sua boca é a única forma de se prevenir contra todos esses problemas.

Além de escovar os dentes com frequência, invista em enxaguantes bucais, fio dental e consultas com odontologistas para avaliar a saúde da boca e dos dentes, a fim de que, em casos de possíveis doenças, o tratamento adequado seja iniciado o quanto antes, evitando a piora do quadro.

Saiba quais são os problemas bucais mais comuns

Mau hálito

Muitas pessoas sofrem com esse problema e, às vezes, não sabem o porquê. Entre suas causas, estão a higiene bucal incorreta, a gengivite, o tabagismo, o alcoolismo, boca seca (que pode ser causada por medicamentos) e doenças como diabetes, câncer e complicações nos rins e fígado.

Gengivite

Causada pela inflamação da gengiva e provocada por placas bacterianas, essa doença, muitas vezes, é decorrente de uma má higiene bucal. As gengivas ficam retraídas, inchadas, sensíveis e sangrando e, se não tratadas, podem levar à perda dos dentes.

Placa bacteriana

A placa bacteriana é uma película que reveste os dentes e contém bactérias. Assim, é importante removê-la enquanto ela ainda estiver mole, pois, caso endureça, a remoção fica mais difícil. Ela danifica os dentes e pode fazê-los cair, além de causar outras doenças, como o tártaro e a cárie.

Tártaro

Também conhecido como cálculo dental, o tártaro é formado pelo acúmulo de bactérias que ficam presas nos dentes pela má escovação, amarelando ou esbranquiçando a área afetada. Se não for retirado, ele continua se multiplicando e levando mais problemas para a boca e para o corpo.

Cárie

Esse problema danifica de forma permanente algumas áreas dos dentes, abrindo pequenos buracos neles. Geralmente, a cárie é formada pela ingestão de açúcares, carboidratos e má higiene bucal. As cavidades, quando não tratadas, causam dor de dente e infecções.

Faça um curso online sobre saúde bucal

Faça um curso online sobre saúde bucal e esteja preparado para trabalhar nesse mercado tão importante. São muitas as opções que oferecemos, como, por exemplo, Curso de saúde coletiva e educação em saúde bucal e Curso de saúde bucal e seus aspectos bioquímicos. Navegue pelo site para conhecer nossos cursos e faça sua matrícula! 

No Estude Sem Fronteiras, não existe fronteira entre você e o conhecimento! Com os diversos cursos disponíveis na plataforma, você já pode iniciar sua evolução profissional na área que desejar. Nosso site oferece cursos online certificados pelo Ministério da Educação (MEC), e muitos outros em categorias de aperfeiçoamento e extensão.

Roberta Granchi Dias Heinzl

Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campinas. Especializada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luís e em LIBRAS e Educação de Surdos pela Faculdade Integrada Espírita/Atualize. Experiência como Intérprete de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais e na área de Educação Especial, com ênfase em deficiência intelectual, física, auditiva e visual. Atua como Docente nos cursos de Pós-Graduação em Pedagogia da Faculdade de Tecnologia, Ciência e Educação - FATECE e como Professora e Coordenadora de área do Estude Sem Fronteiras e da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo nos curso de Educação Especial, LIBRAS e Inclusão.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana