A Relação do Sucesso Escolar e Qualificação dos Professores é um fator chave pois, com a proximidade do início de um novo ano letivo, muitos pais ficam em dúvida na hora de escolher a escola ideal para os filhos, e isso será o tema de hoje no Blog do Estude Sem Fronteiras.
Especialistas explicam os principais fatores que influenciam no desempenho escolar no primeiro nível da educação brasileira, o ensino básico.
Nós Listamos os principais motivos que levam os pais a escolherem uma boa escola para seus filhos.
Segundo o doutor em Educação e especialista em Políticas Educacionais, professor Célio Cunha, o fator determinante para a proficiência dos estudantes é o corpo docente, uma escola que não tem bons professores não pode formar bons alunos.
Realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o PISA (principal instrumento internacional de avaliação da educação), avaliou o desempenho escolar no Brasil como um dos piores do mundo.
A pesquisa avalia o desempenho de alunos de 15 e 16 anos em três disciplinas: matemática, leitura e ciências.
De acordo com a edição 2015, o Brasil ocupa a 65ª posição entre os 70 países avaliados.
Segundo o representante do Movimento Todos pela Educação, os países mais bem avaliados, apesar de terem contextos sociais completamente diferentes, têm algo em comum: uma grande preocupação em formar bons docentes.
“Precisamos ver o papel do professor como uma figura estratégica no processo educacional. E dar a eles a estrutura necessária para que realizem o desafio de ensinar” sugere Olavo Nogueira Filho, gerente de projetos do Movimento Todos pela Educação.
Fonte: Metropoles