Skip to main content
Curso de libras

Como se tornar um intérprete de Libras?

Para se tornar um bom intérprete, é preciso realizar o curso de Libras e ter em mente a importância que essa profissão tem para o País e para a comunidade surda. Acompanhe.

A comunicação é um fator essencial para a humanidade e está ligada a todas as esferas da vida, da pessoal à profissional. Ainda que algumas pessoas não saibam a real importância da Libras (Língua Brasileiras de Sinais), ela é, hoje, uma das principais ferramentas para integração dos seres humanos.


Saiba mais: O ensino de Libras no período escolar.

A importância de um intérprete de Libras

A Libras deve ser vista como fundamental para nossa sociedade. As instituições, empresas e outras organizações que não contam com um intérprete vão na contramão das conquistas da comunidade surda.

As pessoas surdas possuem o direito à acessibilidade por meio de Libras e de intérpretes em todos os locais, sejam públicos, sejam privados. No Brasil, ainda faltam intérpretes em muitos lugares, mas isso é ainda mais preocupante no ambiente escolar.

O papel do intérprete de Libras nas escolas

Nas escolas e instituições de ensino em geral, o intérprete de Libras é uma das figuras centrais, sendo a ponte que faz a comunicação entre alunos surdos e seus colegas e professores. Na sala de aula, o tradutor também consegue integrar a comunicação entre pessoas de diferentes línguas e culturas.

O profissional deve elaborar diversas estratégias para executar essa tarefa, transferindo conteúdos das explicações, dúvidas que o estudante possa ter ao longo da aula, assim como questionamentos diversos, e tudo isso de forma realmente eficiente, de maneira que seja possível estabelecer a integração entre o aluno surdo e o espaço escolar.

Por ser o intermediador da comunicação, o intérprete acaba sendo confundido com a figura do professor. É importante que o profissional saiba adotar uma postura que não permita esse tipo de confusão, principalmente se os alunos em questão forem crianças pequenas. O contato entre o intérprete e os alunos nunca deve ser maior que o do professor.

Como se tornar intérprete de Libras

A profissão de intérprete de Libras segue normas estipuladas por lei, normas essas que exigem uma formação específica para que se possa assumir o cargo.

É fundamental salientar que o intérprete de Libras, assim como qualquer outro profissional que lida com tradução, precisa ter fluência verbal e gramatical, tanto no português quanto na língua de sinais.

Tendo isso em vista, é muito importante que o profissional tenha formação específica e busque formas de se manter sempre atualizado por meio de cursos para desenvoltura e linguagem corporal, por exemplo.

Os cursos de Libras também ajudam a entender melhor a linguagem e outros aspectos desse universo. Isso auxilia até mesmo na facilidade que o surdo terá para compreender o intérprete, e vice-versa.

Invista em curso de Libras para extensão e aperfeiçoamento

O Estude Sem Fronteiras é uma iniciativa da Faculdade Metropolitana de São Paulo e oferece, para todos os brasileiros, a possibilidade de fazer curso de Libras, de extensão, aperfeiçoamento ou pós-graduação, inteiramente online, para que os profissionais possam assistir às aulas de qualquer lugar e no horário que desejar.

Navegue pelo site para ver todas as opções de curso de Libras. 

Veja mais: Curso de libras online | Curso de topografia | Curso de laboratório