Faculdade Metropolitana
imagem ilustrativa de mesas com ideias

Aprenda como usar mapas mentais para seus estudos

Se você está tentando estudar, mas não consegue absorver o conteúdo, o problema não é você. Isso pode ser a falta de um planejamento adequado ou de uma ferramenta que possa ajudar a organizar melhor as informações que está aprendendo. Um dos métodos de estudo que você pode usar para minimizar esse problema são os mapas mentais.

Neste texto você verá formas de como fazer uma melhor organização de seus estudos com essa ferramenta que organiza visualmente as novas informações que está descobrindo. Confira no blog do Estude Sem Fronteiras o que são os mapas mentais e como criar um.

O que é mapa mental?

>> Confira os cursos online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD do Estude Sem Fronteiras!

Mapas mentais são ferramentas que organiza melhor uma ou mais informações por meio de conceitos visuais, facilitando assim a memorização. Eles funcionam como um organograma que reduz e simplifica as ideias e conceitos, deixando apenas os conteúdos mais relevantes destacados. Além disso, pode contribuir para a criatividade e trazer muito mais clareza em processos de tomada de decisões.

pessoa preenchendo mapa mental

Leia também: Conheça os melhores métodos de estudo e como eles podem te ajudar.

Não pense que exista apenas uma forma de produzi-lo, é possível criar um mapa mental simples como algo mais elaborado seja manual ou digitalmente. Isso pode variar conforme a sua necessidade e com o que está sendo estudado.

Como funciona um mapa mental?

O mapa mental é como um diagrama. O centro é tomado pelo assunto principal do qual você quer estudar ou usar para seu mapa. Perceba que a partir dessa informação central, várias ramificações são tomadas por ideias ou conceitos. Vamos a um exemplo:

Se o assunto central de seu mapa mental é “Revolução Francesa”, esse tópico estará no centro da folha de forma destacada. Então você poderá puxar as ramificações para detalhar o assunto e criar blocos sobre:
– Quando ocorreu;
– Grupos envolvidos;
– Quais os motivos que levaram a revolução;
– Consequências;
– Acontecimentos marcantes durante a revolução;
– Entre outras informações relevantes.

Dividindo o assunto dessa maneira ficará mais simples localizar as principais informações no momento de estudar e também entender como um fato se relaciona com outro. Por exemplo, se um dos grandes acontecimentos da revolução está diretamente relacionada a um grupo específico, você pode criar um novo bloco para explicar os envolvidos naquele fato específico.

Você pode dividir esses sub-tópicos por cores, símbolos ou apenas colocar o título em destaque para identificar qual a informação localizada naquele bloco de texto.

Aplicações dos mapas mentais

Você pode se perguntar: esses mapas mentais são utilizados somente para os estudos? Na verdade, não! Eles podem ser utilizados e são muito eficazes no momento de conectar ou expressar as ideias, além de facilitar a sua compreensão.

grupo de pessoas analisando mapa mental

Abaixo você pode conferir um pouco mais sobre as aplicações dos mapas mentais:

  • Útil no momento do surgimento de novas ideias que possam aparecer em qualquer horário do dia;
  • Uma forma de eliminar a procrastinação e manter um foco maior durante o dia;
  • Estruturação de projetos;
  • Método para facilitar e organizar melhor os insights;
  • Filtragem de propriedades;
  • Melhora a sua comunicação com clientes, amigos e familiares;
  • Excelente forma de organizar palestras, reuniões, tarefas e projetos;
  • Roteirização de conteúdos.

Como podemos perceber, o mapa mental pode ser utilizado para muitas outras atividades além dos estudos. Se o seu interesse é em ter uma melhor organização, você pode conferir 10 dicas de como organizar uma rotina de estudos aqui mesmo no nosso blog!

>> Entenda mais sobre: 10 dicas de como organizar uma rotina de estudos

Como criar um mapa mental? Confira um passo a passo

Agora que você compreendeu melhor como funciona, está na hora de aplicar e montar um mapa mental que possa facilitar  seus estudos além das tarefas e demandas do trabalho. E antes que possamos continuar, saiba que um mapa mental pode ser feito através de uma simples folha de papel como também por aplicativos. Mas aqui explicaremos como montar um de forma mais generalizada.

1. Definindo um tema central

Sem um tema central não se pode existir um mapa mental. Para isso, é necessário que pense em um tema que possa começar por dentro e assim ter seus tópicos expandidos para fora. Você pode pensar em alguns temas como: problemas que precisa resolver, algum estudo difícil ou algum projeto.

2. Hora de adicionar as ramificações

Adicionado um tema principal ao seu mapa mental, está na hora de criar as ramificações com os tópicos e subtópicos que complementem e que são de suma importância, não podendo ficar de fora do seu diagrama. Nesse momento, as ramificações são utilizadas para ajudar e auxiliar nas informações. Não se preocupe em adicionar muita informação — use algumas palavras-chave ou frases curtas.

3. Explore os tópicos e adicione mais ramificações

Assim que identificado os pontos importantes do seu mapa mental, adicione formas até que não haja mais informações importantes a serem colocadas . A organização deve ficar com as informações mais importantes próximas ao tema principal, e deixando assuntos complementares ou subtópicos menos importantes distantes.

Assim, você não correrá o risco de colocar algum subtópico próximo ou confundir com outro conceito que não tenha relação.

4. Use imagens e cores

Uma maneira de você manter a organização do seu mapa mental é utilizar cores para diferentes tópicos ou assunto. Por exemplo, o seu tema central pode ser alguma cor neutra, as ramificações importantes utilizarem cores quentes, como vermelho. Os subtópicos serem preenchidos com cores frias, como azul e verde-claro.

Se você estiver utilizando algum aplicativo ou alguma outra ferramenta para montar seu mapa mental, as imagens podem ser inseridas em algum lugar que fique de fácil visualização e que não crie uma “poluição” no seu diagrama.

Quando utilizar um mapa mental?

Esse diagrama pode ser utilizado em diversos momentos e até em algumas outras metodologias de ensino, não somente para memorização de estudos, como dissemos anteriormente. Mas está sem ideia de quando utilizar um mapa mental? Veja abaixo algumas opções em que esse método serve muito bem:

Infográficos

Se um mapa mental for muito bem elaborado que contenha um bom conteúdo, ele pode ser utilizado em infográficos. Essa é uma forma de ajudar e divulgar alguma informação com mais uso de dados e imagens do que com muitas palavras.

Anotações

Não somente os estudantes podem utilizar desse diagrama, mas também os profissionais dos negócios. Pode ser utilizado para criações e organizar as ideias de palestras, apresentações, aulas ou até mesmo sessões de brainstormings.

Desenvolvimento pessoal

Ele pode auxiliar diante de alguma meta pessoal ou profissional. Por exemplo, pode ajudar a elaborar alguma forma de resolver o problema que você vem enfrentando ou de melhor visualizar alguma solução para o trabalho.

>> Leia também: Saiba o que é metodologia de ensino e seus tipos

O mapa mental é um diagrama muito utilizado por termos uma maior facilidade de aprendizado e de memorização com imagens e formas, do que somente em leituras de textos extensos. Sendo assim, saber fazer posicionamentos estratégicos em seu mapa mental pode ser uma excelente forma de armazenar melhor as informações, facilitando assim seu aprendizado, tanto pessoalmente como profissional.

Conheça o Estude Sem Fronteiras

Invista em sua formação a partir de qualquer lugar do Brasil. Nós contamos com os melhores profissionais e materiais atualizados para te garantir relevância no mercado de trabalho e uma formação humanizada. Com apenas alguns cliques, você pode se inscrever em um de nossos cursos online e iniciar ou mesmo ampliar sua carreira profissional!

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de extensão online, cursos de aperfeiçoamento online, Pós-Graduação e MBA de forma 100% online.

aluna segurando livro

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos Online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD!

ACESSE OS CURSOS!

Continue a leitura em nosso blog e te esperamos no próximo post para mais informações. Até lá!

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana